Nas margens de um corpo-vulcão: notas sobre o processo de criação artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734891942

Palavras-chave:

Processo de criação, Corpo, Subjetividade

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre o processo de criação artística, compondo proposições acerca de subjetividades, afetos e significações estéticas e políticas. O objetivo é, por meio de um entrelaçamento de referenciais teóricos, sobretudo fundamentados em correntes filosóficas da diferença, abordar esses processos subjetivos. Nesse contexto, propõe-se uma aproximação entre o processo de criação artística e a formação e atividade vulcânica, com a intenção de construir uma alegoria que dê contorno à temática abordada. Inicialmente, apresenta-se uma contextualização histórica e social dos corpos nos quais os processos de criação ocorrem, bem como do próprio processo de criação. Em seguida, após situar a costura desses elementos com a formação e atividade vulcânica, discutem-se o papel e a presença do corpo na experiência da criação. Por fim, com base nas reflexões desenvolvidas, busca-se tensionar questões relativas ao ato de criação e seus agenciamentos, considerando que a arte pode manifestar-se por meio de elementos específicos que configuram modos singulares de habitar o mundo, sem, contudo, deixar de ser sempre coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Vargas Aquino, Universidade Federal de Santa Maria

Em doutoramento na Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - PPGP/UFSM. Mestra em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - PPGL/UFSM, na Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História. Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Cursa especialização em Psicanálise: Teoria e Clínica pelo Instituto ESPE. Integra o POLI: Coletivo de Estudos em Filosofias da Diferença e Polipoéticas da Subjetividade. Possui interesse em estudos nas relações entre Psicanálise, Filosofias da Diferença, Arte, Literatura e Cultura. Além disso, se debruça na pesquisa de temáticas relacionadas a escrita, feminino e criação artístico-literária. Atua com clínica psicanalítica em consultório particular na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES nos níveis de mestrado (2021-2023) e doutorado (2024-atual).

Izaque Machado Ribeiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor do Curso de Psicologia e exerce a função de Diretor Acadêmico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago. Coordenou o Coletivo Transvalorando e o Projeto de Extensão Núcleo de Capacitação e Estudos do Processo de Envelhecimento (NUCEPE). Coordena o grupo COLETIVIZAR, o qual produz práticas grupais extensionistas voltadas à população LGBT+ e a seus familiares. Coordena a Pesquisa financiada pela SEDES/RS, O Perfil da Pessoa Idosa no Cadastro Único de Santiago, Rio Grande do Sul: análise das vulnerabilidades e potencialidades. Áreas de interesse e atuação: Psicologia Social, Análise Institucional Esquizoanalítica, Esquizoanálise, Esquizodrama, Grupos, Educação, Processo de Envelhecimento, Sexualidade, Gênero e Processos de Subjetivação.

Referências

AGAMBEN, G. A Aventura. Trad. e notas Claúdio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. 2º ed. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

BELLOC, M. M. Ato criativo e cumplicidade. Dissertação (Mestrado em artes Visuais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de pós-graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes. Porto Alegre, 2005.

BIAZUS, C. B. Incerteza e Invenção: Um percurso da criação artística à Psicanálise. Barroco & Psicanalise em revista, Santa Maria, v.10, n. 1, p. 135-149, 2009.

CHAUÍ, M.. Espinosa: uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 1995.

DELEUZE, G. A lógica do sentido. 5ª ed. Trad. Luis Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, G. Entrevista de Gilles Deleuze a Toni Negri [1990]. In: DELEUZE, G. Conversações. 34ª ed. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: 34, 1992.

DELEUZE, G. O que é o ato de criação. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Folha de São Paulo, 27/06/1999. (Palestra de 1987).

DELEUZE, G. Prefácio. In: NEGRI, A. A anomalia selvagem: poder e potência em Spinoza. Trad. Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

DERDYK, E. Linha de horizonte: por uma poética do ato criador. 2º ed. São Paulo: Intermeios, 2012.

DIDI-HUBERMAN (org). Levantes. Trad. Jorge de Bastos; Edgard de Assis Carvalho; Mariza P. Bosco; Eric R. R. Heneault. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2017.

ESPINOSA, B. Ética. Trad. Grupo de Estudos Espinosanos; Coord. Marilena Chauí. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

FONSECA, T. M. G. Imagens que não aguentam mais. In: XVIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Anais. Londrina: Associação nacional de história, 2005.

OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. 15º ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

PASSERON, R. Por uma Póianálise. In: SOUZA, E. L. (org.). A invenção da vida: arte e psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. p. 57-72.

PEIXOTO JUNIOR, C. A.. As noções de corpo e afeto nos pensamentos de Spinoza e Winnicott. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 11, nº 1, p. 94-108, 2018.

RECK. A. Fogo e Vida, 2019. Disponível em: https://www.buala.org/pt/corpo/fogo-e-vida. Acesso em: 19/08/2023.

SALLES, C. A. Apresentação. In: DERDYK, E. Linha de horizonte: por uma poética do ato criador. 2º ed. São Paulo: Intermeios, 2012.

SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5ª ed revista e ampliada. São Paulo: Intermeios, 2011.

VERAS, E. Entre ver e enunciar: o uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas). UFRGS, Instituto de Artes. Porto Alegre, 2006.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Vargas Aquino, L., & Ribeiro, I. M. (2025). Nas margens de um corpo-vulcão: notas sobre o processo de criação artística. Revista Digital Do LAV, 18(1), e27/01–13. https://doi.org/10.5902/1983734891942

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.