Proposições artísticas: a arte para descafetinar a docência
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734869019Palavras-chave:
mulheres na arte, professor propositor, descafetinagemResumo
A pesquisa reflete sobre os processos de “cafetinagem” (ROLNIK, 2019) produzidos pelo sistema educacional e suas consequências na docência, pensando na descafetinização a partir de proposições artísticas. A intenção é analisar a potência micropolítica da arte, tendo como viés principal os saberes das experiências, neste caso, vivências e diálogos estéticos que possam estabelecer relações com outras áreas. Nosso objetivo é investigar o papel da arte na escola para professoras de diferentes áreas e se esse papel pode ser repensado. Pautada em fenômenos da subjetividade e seus efeitos nos âmbitos pessoais-relacionais e interrelacionais, propõe-se a imersão em saberes adquiridos a partir da experiência artística, através de metodologias de mulheres artistas em diferentes linguagens. Nossa metodologia será etnográfica por meio da oferta de proposições artísticas em uma oficina estética como experiência sensível (PILOTTO et. al., 2021) para professoras de educação básica. Analisamos até que ponto as proposições feitas com professoras de diferentes áreas, com foco na arte, podem trazer um pensamento mais libertador na função docente.
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