Proposições artísticas: a arte para descafetinar a docência

Autores

  • Janaina Wayne Herbstrith Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734869019

Palavras-chave:

mulheres na arte, professor propositor, descafetinagem

Resumo

A pesquisa reflete sobre os processos de “cafetinagem” (ROLNIK, 2019) produzidos pelo sistema educacional e suas consequências na docência, pensando na descafetinização a partir de proposições artísticas. A intenção é analisar a potência micropolítica da arte, tendo como viés principal os saberes das experiências, neste caso, vivências e diálogos estéticos que possam estabelecer relações com outras áreas. Nosso objetivo é investigar o papel da arte na escola para professoras de diferentes áreas e se esse papel pode ser repensado. Pautada em fenômenos da subjetividade e seus efeitos nos âmbitos pessoais-relacionais e interrelacionais, propõe-se a imersão em saberes adquiridos a partir da experiência artística, através de metodologias de mulheres artistas em diferentes linguagens. Nossa metodologia será etnográfica por meio da oferta de proposições artísticas em uma oficina estética como experiência sensível (PILOTTO et. al., 2021) para professoras de educação básica. Analisamos até que ponto as proposições feitas com professoras de diferentes áreas, com foco na arte, podem trazer um pensamento mais libertador na função docente.

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Biografia do Autor

Janaina Wayne Herbstrith, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em artes e pedagogia, especialista em atendimento educacional especializado, atualmente finalizando curso de especialização em arte na Universidade Federal de Pelotas.

Professora de artes na educação básica.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Herbstrith, J. W. (2022). Proposições artísticas: a arte para descafetinar a docência. Revista Digital Do LAV, 15, e27/1–26. https://doi.org/10.5902/1983734869019