Narrativas e infâncias: tecendo fios de sensibilidades pela arte e cultura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734855215Palavras-chave:
educação, infâncias, culturas, sensibilidades, narrativas.Resumo
Este artigo destaca as narrativas infantis entremeadas em linguagens-expressões da arte e da cultura – material e imaterial, apresentando metodologias nas quais a educação pelo sensível se torna imprescindível no percurso formativo da criança. O objetivo foi o de criar e experienciar uma Oficina Estética, tendo a arte e as culturas locais como propulsoras de sensibilidades. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de Pós-Graduação, realizada em uma escola pública rural com 19 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental l, no município de Garuva, Santa Catarina. A abordagem metodológica foi a narrativa, pois a coleta e a produção de dados se pautou nas vozes infantis, permeadas pela arte e expressões culturais. A análise fundamentou-se na observação e interação dos professores-pesquisadores e nos processos de produção e narrativas das crianças. Os resultados indicaram que a arte e as culturas mobilizam a imaginação, a criação e o sentimento de pertencimento dos envolvidos.
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