Musicalização: memórias, experiências e sensibilidades na terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734830932Palavras-chave:
Práticas educativas, Terceira idade, Musicalização, Memória, ExperiênciaResumo
Este artigo, recorte de uma pesquisa acadêmica, teve como objetivo analisar as práticas educativas em musicalização na terceira idade, mobilizando memórias e experiências como construção de sentidos e relações com o cotidiano. Para concretização da pesquisa desenvolvemos experiências com um grupo de 30 idosos num Centro de Referência de Assistência Social e num Centro de Artes, oportunizando-lhes revisitarem memórias a partir de práticas educativas em musicalização, bem como apreciação musical. A pesquisa, de abordagem cartográfica, pautou-se nas narrativas e experiências dos idosos por meio de práticas educativas em musicalização, buscando potencializar esses dois espaços e valorizar as suas ações cotidianas. Os resultados apontaram que a musicalização reativou a memória dos idosos por intermédio de vivências das músicas e letras de outras épocas de suas vidas, mobilizando-os a valorizar o ontem como essencial no seu dia a dia. Fazer e apreciar música oportunizou o compartilhamento de ideias e sentires.
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