Narratives and children: weaving yarn of sensitiveness through art and culture

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734855215

Keywords:

education, childhoods, cultures, sensitivities, narratives.

Abstract

The present article highlights narratives of children interspersed in language-expressions of art and culture - material and immaterial, presenting methodologies in which education by the sensitive becomes essential in the formative path of children. The objective was to create and experience an Aesthetic Workshop, with art and local cultures as drivers of sensitivities. This article is an excerpt from a research carried out in a rural public school with 19 children from the 2nd year of elementary school l, in the municipality of Garuva, Santa Catarina. The methodological approach was the narrative, as the collection and production of data was based on the voices of the children, permeated by art and its cultural expressions. The analysis was based on the observation and interaction of the teacher-researchers and on narrative and production processes of the children. The results indicated that art and cultures mobilize the imagination, creation and sense of belonging of those involved.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Daiane de Melo Gava, Universidade da Região de Joinville UNIVILLE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional Anhanguera Joinville SC (2015). Pós-Graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Ano de 2017. Cursando Mestrado em Educação na Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville, Brasil. (Início 2019) Leciono na Prefeitura de Garuva, SC como professora de anos iniciais. Desde 2014.

Eliana Stamm, Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Professora de Arte-Educação; com Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR (1970); Pós-graduação em Prática Social da Arte pelo convênio ECA/USP/UNIVILLE - Joinville/SC (1985); ceramista do Grupo " O barro em expressão"- Joinville/SC. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação- NUPAE. Sócia-proprietária do Jardim-Escola Aldeia do Sol.

Carla Clauber da Silva, Secretaria de Educação de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí ? UNIVALI (2003). Especialista em Formação na Técnica de Grupo Operativo (1998 ? 2000) e em Clínica Psicopedagógica (1994 ? 1997), ambas no Centro de estudos psicopedagógicos de Curitiba e em Administração e Supervisão Escolar (1990 ? 1991) na Universidade de Nova Iguaçu. Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino ? ACE (1990). Autora de várias publicações em periódicos, livros e capítulos de livros, destaque para: Uma educação pela infância: diálogo com o currículo do 1º ano do ensino fundamental (2009); Uma Alfabetização pela Infância (2004) e Arte Contemporânea e Educação Infantil (2017). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação ? NUPAE, desde 2003. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville, com experiência na área de Educação, ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino e aprendizagem e infância.

References

ADORNO, T. Teoria da Semicultura. Tradução de Newton Ramos-de Oliveira. Educação e Sociedade, Revista quadrimestral de Ciência da Educação, Campinas: Editora Papirus, ano 17, n. 56, 1996. p. 388-411.

ADORNO, T. A filosofia e os professores. Tradução de Wolfgang Leo Maar. In: ADORNO, T. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. p. 51-74.

ARAGÃO, A. M. F. Reflexividade coletiva: indícios de desenvolvimento profissional docente. Tese (livre-docência), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2010.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras escolhidas, v. 1). 8. ed. rev. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOHN, L. R. D. Arte/cultura: pertencimento e construção de identidades. In: PILLOTTO, S. S. D.; BOHN, L. R. D. Arte/educação: ensinar e aprender no ensino básico. Joinville: Editora Univille, 2014. p. 167-177.

BUENO, M. C. No chão da escola: por uma infância que voa. Cachoeira Paulista, São Paulo: Editora Passarinho, 2018.

CUNHA, S. R. V. da. Qual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em educação? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 69-91, jan./mar. 2015.

CLANDININ, J. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 51, set./dez. 2012.

DOWBOR, F. F.; CARVALHO, S.; LUPPI, D. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2007.

DUARTE JR., J. F. Fundamentos estéticos da educação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.

DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5. ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.

FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo: relatos de uma professora. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 2, v. 22, p. 1-18, 1997.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Educação Patrimonial: Manual de aplicação: Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialProgramaMaisEducacao_m.pdf>. Acesso em: 2 set. 2020.

KEHRWALD, I. P. Ler e escrever em artes visuais. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, p. 23-33.

KOHAN, W. O. Infância: entre educação e filosofia. 1. ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan.- abr. 2002.

LAMEIRÃO, L. T. Criança brincando: quem a educa? São Paulo: Editora João de Barro, 2007.

LIMA, J. D’A. de S. Trocando experiências: a aventura moderna revisitada na proposta de mediação da mostra Acácio Gil Borsói e os artistas Vicente do Rego Monteiro e João Câmara. In: BARBOSA, A. M.; COUTINHO, R. G. (Orgs.) Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009. p. 141-160.

MAGALHÃES, F. Museus, patrimônio e identidade: Ritualidade, Educação, Conservação, Pesquisa, Exposição. Porto, PT: Profoedições, Lda./ Jornal a Página, 2005.

MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. T. Didática do ensino de arte. São Paulo: FTD, 1998.

MEIRA, M. O sentido de aprender pelos sentidos. In: PILOTTO, S. S. D.; BOHN, L. R. D. (Orgs.). Arte/educação: ensinar e aprender no ensino básico. Joinville: Editora Univille, 2014. p. 53-62.

MEIRA, M.; PILLOTTO, S. S. D. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010.

OSTROWER, F. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983.

PESAVENTO, S. J. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. Nuevo Mundo. Mundos Nuevos [online], Colloques, mis en ligne le 04 février, 2005. Disponível em: < https://journals.openedition.org/nuevomundo/229>. Acesso em: 8 mar. 2021.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Tradução de Lílian do Valle. 3. ed. 5. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RANCIÈRE, J. A partilha do Sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. 2. Ed, São Paulo; Editora 34, 2009. p. 72.

SKLIAR, C. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas a alteridades para uma poética da educação. Tradução de Adail Sobral.et al. Salvador: EDUFBA, 2014.

SARMENTO, M. J. Culturas Infantis e interculturalidade. In: DORNELLES, L. V. (Org.). Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 19-40.

SARMENTO, M. J. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2015.

SCHMIDT, M. Auxiliadora Moreira dos Santos. Infância: sol do mundo - A primeira conferência nacional de educação e a construção da infância brasileira. Curitiba, 1997. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.

Published

2021-04-29

How to Cite

Pillotto, S. S. D., Gava, D. de M., Stamm, E., & Silva, C. C. da. (2021). Narratives and children: weaving yarn of sensitiveness through art and culture. Revista Digital Do LAV, 14(1), 177–196. https://doi.org/10.5902/1983734855215

Most read articles by the same author(s)