Entre pintura e poesia: expressões da (des)conexão afetiva mediante transversalidades da tinta com a palavra
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734891081Palavras-chave:
Transversalidades entre pintura e poesia, Expressividade, (Des)conexão, Afetividade, NarativasResumo
Esta pesquisa em poéticas visuais versa sobre as transversalidades entre pintura e poesia, sobre a sua potência conjunta para a expressão do emocional, da afetividade e da conexão ou desconexão perante a liquidez das relações interpessoais contemporâneas. Investigam-se de modo prático-teórico diálogos do pigmento em comunhão com a escrita e seu potencial expressivo, a partir do processo de produção artística pessoal, construindo narrativas e externando sentimentos que permearam dores, amarguras e o processo de ‘cicatrização dessas feridas’. Artistas e poetas como Vincent Van Gogh, Iberê Camargo, Edward Hopper, Daniel Scherrer, Anatol Knotek, Lars Stenchly, Igor Pires, Felipe Rocha, entre outros, são referências que respaldam a investigação, bem como os autores Marco Giannotti, Sandra Rey, Valdevino Soares de Oliveira, Nara Amélia Melo da Silva, Lygia Saboia, Ricardo Basbaum, Zygmunt Bauman, Jacques Rancière e Rosane Preciosa Sequeira, muitos deles artistas e professores. As obras concebidas a partir desta investigação pretendem criar um potencial de empatia do público perante suas narrativas, podendo, ou não, associá-las a experiências comuns aos seres humanos, como a (des)conexão emocional, dadas as infinitas interpretações possíveis, dependendo do olhar de cada espectador.
Downloads
Referências
ARQUIVO DO ARTISTA. Coletânea de registros visuais elaborados por Rafael Monteiro para subsidiar pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso. 2024. Arquivo particular. Santa Maria, RS.
BASBAUM, R. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007. ISBN
-85-88840-62-1.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1ª edição 2001. ISBN-10: 8571105987 ISBN-13: 978-8571105980.
BAUMAN, Z. Tempos Líquidos. Traduzido por Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Editora Schwarcz - Companhia das Letras, 2007. ISBN 8537810606, 9788537810606.
CAMARGO, I. In: MASSI, Augusto (org.). Gaveta dos guardados. São Paulo: Editora da Universdade de São Paulo, 1998. ISBN: 85-314-0383-9.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2.ed. São Paulo: Ed.34, 1995a. 1 v.
GOGH, V. W. v. [1853 – 1890]. In: Cartas à Théo: nova edição ampliada, anotada e ilustrada. Porto Alegre: Editora L&PM, 1ª ed. 2015. ISBN 8525431981.
GIANNOTTI, M. Breve história da pintura contemporânea. São Paulo: Claridade, 2009.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
MARTINS, J. A evolução do jornalismo. 2021. Disponível em:<https://www.idp.edu.br/blog/ecom/a-evolucao-do-jornalismo/#:~:text=Acta%20Diurna,escândalos%20envolvendo%20aliados%20do%20Imperador>. Acesso em: 13 fev. 2025.
MONTEIRO, R. Aceitação 01. Técnica mista sobre papel, 66 cm x 96 cm. 2024. Acervo do artista. Santa Maria, RS.
MONTEIRO, R. Aceitação 08. Guache sobre papel, 48cm x 65cm. 2024. Acervo do artista. Santa Maria, RS.
MONTEIRO, R. O Manuscrito. Técnica mista sobre papel, 66 cm x 96 cm, 2024. Acervo do artista. Santa Maria, RS.
OLIVEIRA, V. S. de. Poesia e pintura: Um diálogo em três dimensões. - 1ª edição - São Paulo, 2019.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. – São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2012. ISBN: 978-85-7827-559-4.
SABOIA, L. Gravura – História, Técnicas e Relações com a Impressão de Papel Moeda, 2003. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/htms/seminarios/museu2003/gravuras.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2025.
SEQUEIRA, R. P. Rumores secretos da subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, UFRGS; 1ª edição, 2010. ISBN-10: 8520505457 ISBN-13: 978-8520505458
SILVA, N. A. M da. Sobre um céu feito de abismo: narrativas em poéticas visuais. Dissertação – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2009.
Gogh, V. v. Raízes e troncos de árvores, 1890. Disponível em: < https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2020/07/28/raizes-de-arvore-ultimo-quadro-de-van-gogh-revela-seu-segredo.htm>. Acesso em: 10 dez. 2024.
Camargo, I. Paisagem, 1941. Disponível em: < https://iberecamargo.org.br/obra/p036/>. Acesso em: 10 dez. 2024.
HOPPER, E. Nighthawks, 1942. Disponível em: < https://www.artic.edu/artworks/111628/nighthawks>. Acesso em: 10 dez. 2024.
SCHERRER, D. Não podemos fugir da arte porque ela é a própria fuga? 2024. Artista: Disponível em: <https://www.instagram.com/p/DByqKI3uxfy/?img_index=1>. Acesso em: 18 nov. 2024.
KNOTEK, A. THE LOST TIME, 2024. Disponível em: <https://www.instagram.com/anatolknotek/>. Acesso em: 10 dez. 2024.
STENCHLY, L. Sem título. 2024.Disponível em:
<https://www.instagram.com/p/C2os6j9r95a/?img_index=2>. Acesso em: 18 nov. 2024.

