Andanças: caminhos trilhados na formação em psicologia

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734883710

Palavras-chave:

Formação de psicólogos, Experiência, Andanças, Corpo, Escuta

Resumo

Este ensaio nasceu da experiência docente na disciplina Arte e Formação de Psicólogos. Nele são apresentadas cenas das andanças pela cidade e por espaços específicos, num processo de ensinar-e-aprender que visa provocar rupturas nos aprendizes, nos seus corpos, nos seus pensamentos, nos seus afetos e na sua escuta, produzindo um tipo diferente de aprendizagem. Um aprender que se faz experiência, que exige um corpo em movimento, um corpo atento, que reconhece seus limites, suas potencialidades, sua força, seus medos, sua coragem e se ativa no encontro com o outro.

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Biografia do Autor

Eliane Regina Pereira, Federal University of Uberlândia

É Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007, 2011). Fez estágio pós doutoral em Psicologia Social pela PUC/SP (2019). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (Associada II). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta mesma universidade, desde 2016. Foi Diretora do Instituto de Psicologia (2015-2018). Foi membro do Corpo Editorial da GERAIS: Revista Interinstitucional de Psicologia (2019-2022). Foi membro do GT da ANPEPP - A psicologia sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social (2017 a 2019), atualmente é coordenadora do GT Psicologia, estética e arte. Atua na área da Psicologia da Saúde, com ênfase em Psicologia Social e nos Processos de Criação em Contextos de Saúde. Atua principalmente com os temas: Psicologia Clínica Individual, Práticas Grupais, constituição do sujeito, processos de criação, potência de ação, oficinas estéticas.

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Pereira, E. R. (2023). Andanças: caminhos trilhados na formação em psicologia. Revista Digital Do LAV, 16(1), e26/1–19. https://doi.org/10.5902/1983734883710