Análise da animação o menino e o mundo (2013): significados visuais acerca do desenho infantil e das infâncias

João Paulo Baliscei, Emilly Anselmo Pereira

Resumo


O presente artigo atribui ênfase a O Menino e o Mundo (2013) - uma animação dirigida por Alê Abreu, e que desempenha tratamentos inusitados para o verbal e o visual: a animação trata sobre a infância e, por isso, a linguagem verbal (falada e escrita) é apresentada de modo distorcido. Quais significados acerca da infância são produzir a partir das visualidades fílmicas de O Menino e o Mundo (2013)? Propõe, portanto, como objetivo, investigar as características estéticas da animação em questão, relacionando-as com o desenho infantil e com significações sobre a infância. Para isso, analisou-se O Menino e o Mundo (2013), tendo os Estudos da Cultura Visual como referencial teórico. As cenas foram aproximadas de pesquisas que conferem significados ao desenho infantil, sublinhando o protagonismo dado à ótica da criança.


Palavras-chave


Cultura Visual, Arte, Imagem, Cinema, Criança

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2018. Disponível em: .

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. (org.) Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática do cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999, p. 7-17.

_______. Uma Arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arte Contemporãnea e educação Infantil: Crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Mediação, 2017, p. 9-25.

DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

IAVELBERG, Rosa. Desenho na educação infantil. Coleção Como eu ensino. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013.

MOREIRA, Ana Angélica. O Espaço do Desenho: A educação do Educador. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

NUNES, Luciana Borre. As imagens que invadem as salas de aula: Reflexões sobre Cultura Visual. Aparecida: Editora Ideias & Letras, 2010.

RICHTER, Sandra. Manchando e Narrando: o prazer visual de jogar com cores. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. (org.) Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática do cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999, p. 37-55.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. Coleção Como eu ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, Cultura Visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v.36, n.128, p. 451-472, maio/ago., 2006. Disponível em . Acesso em 20 de jan. de 2020.

VIANNA, Maria Letícia Rauen. Desenhando com todos os lados do cérebro: possibilidades para transformação das imagens escolares. Curitiba: Ibpex, 2010.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734841970

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio