"Para que poucos usufruam muito, muitos não devem usufruir nada": Movimentos de Voz e Saída no filme "In time"

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734822296

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Poder simbólico, Violência simbólica, Modernidade líquida, Estudos culturais

Resumo

Neste artigo o objetivo é discutir sobre predicativos da sociedade contemporânea globalizada cujo alicerce é estruturado sobre o capital e a cultura. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, sobre o filme In Time (2011), ficção que diz respeito a uma sociedade organizada através do tempo e do dinheiro. Utilizou-se do Image Watching (OTT, 2011) como ferramenta de análise aproximando o corpus de conceitos de Bauman (2007; 2010) Bourdieu (1989; 2014) e Hirschman (1979). Considerou-se que em uma economia alicerçada no consumismo, como a da ficção e a da contemporaneidade, a produtividade, o descarte, a distribuição assimétrica de bens e a dominação são estratégias que operam a manutenção do capitalismo.

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Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, representações sociais, ensino-aprendizagem, construtivismo e intervenção pedagógica.

 

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados em Pós Graduação (2012). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2016). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa sobre ensino de Arte, Educação Estética e Educação Infantil.

 

Referências

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Baliscei, J. P., Calsa, G. C., & Stein, V. (2016). "Para que poucos usufruam muito, muitos não devem usufruir nada": Movimentos de Voz e Saída no filme "In time". Revista Digital Do LAV, 9(2), 181–201. https://doi.org/10.5902/1983734822296