Como “ser homem”? Investigando discursos sobre masculinidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734815098Palavras-chave:
Pedagogias culturais, Publicidade, Pós-modernidade, IdentidadeResumo
Neste artigo de cunho bibliográfico temos por objetivo problematizar as representações de masculinidades criadas e divulgadas pelos anúncios publicitários. Para a realização de tal objetivo, realizamos análises sobre duas propagandas de automóveis endereçadas aos consumidores homens. Para tanto, respaldamo-nos em autores e autoras dos Estudos Culturais (CUNHA, 2008; GREGOLIN, 2007; HALL, 2001; 2006; HERNÁNDEZ, 2007; NUNES, 2010; KELLNER, 2001; 2012 SABAT, 2001; SILVA, 2001) que nos auxiliam na compreensão e problematização das pedagogias culturais intrínsecas às imagens do cotidiano. Por último, argumentamos sobre a necessidade de professores e professoras desenvolverem estratégias pedagógicas para que incentivem o estudo visual crítico na educação escolar.
Downloads
Referências
BALISCEI, João Paulo; SOUZA, Michely Calciolary; TERUYA, Teresa Kazuko. Representações visuais na modernidade líquida: o que os manequins falam de nós?. IN: Semana de pedagogia da UEM,XXI, 2014, Maringá. Anais do XXI Semana de Pedagogia da UEM. Maringá: Eduem, 2014. 12 p.
GREEN, Bill; BIGUN, Chris. Alienígenas na sala de aula.IN: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 203-237.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Revista comunicação mídia e consumo, São Paulo, v.04, n.11, p.11-25, nov.2007.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Infância e Cultura Visual. In: ANPED, 31 reunião, 2008, Caxambu. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Rio de janeiro: Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, 2008. p 102-132.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade?. IN: SILVA, Tomas Tadeu da.Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (org.). – 10º ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p.103 - 131
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Tradução de Ana Duarte. – Porto Alegre: Mediação, 2007. p 127.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pósmoderna. IN: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 104-131.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno/ Douglas Kellner ; tradução de Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP; EDUSC, 2001. p. 295 - 334
NUNES, Luciana Borre. As imagens que invadem as salas de aula: reflexões sobre Cultura Visual. - Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2010.
SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis (SC), v. 09, n.01, p. 09-21, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da.Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (org.). – 10º ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p.73 - 102