O que podemos (des)aprender com a arte? Saberes estético-corpóreos e a construção de outro(s) conhecimento(s)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734867668

Palavras-chave:

Arte, Ciência, Saberes estético-corpóreos, Conhecimento(s), Epistemologia

Resumo

Nesta pesquisa, amparados pela arte, pelos Estudos Culturais e pela ciência, buscamos apresentar um breve percurso epistemológico da constituição científica ocidental e suas articulações com os saberes estético-artísticos. Procuramos propor novas conexões possíveis da ciência com a arte em perspectiva pós-colonial e pós-moderna, de conhecimentos e estéticas à margem dos paradigmas eurocêntricos e que assumem a virtualidade política e ética no agenciamento de novos sujeitos e histórias. É no interior deste campo epistemológico que problematizamos: de quais modos os saberes estético-corpóreos potencializam a produção de outro(s) conhecimento(s)? Como dispositivo reflexivo, encontramos na arte barroca brasileira (período histórico da colonização) e, especificamente, na pintura do Papa negro, presente no interior da Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto-MG, a materialização de saberes estético-corpóreos como metáforas de transformação. Isto é, caminhos abertos que nos permitem imaginar como seria o mundo se os valores culturais predominantes fossem questionados e transformados.

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Biografia do Autor

Lucas Men Benatti, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Artista, professor e pesquisador. Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduado em Artes Visuais pela UEM e graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde - UniFCV. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes - Faculdade Eficaz. Professor no Ensino Superior e na Educação Básica.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982). Graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Pós-doutorado pela UnB (2010). Aposentada pela UEM e professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UEM-PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais - GPEMEC. 

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1984). Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002). Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008). Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. Líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Benatti, L. M., Teruya, T. K., & Maio, E. R. (2022). O que podemos (des)aprender com a arte? Saberes estético-corpóreos e a construção de outro(s) conhecimento(s). Revista Digital Do LAV, 15, e8/01–22. https://doi.org/10.5902/1983734867668