Planejar, recortar e compor: os movimentos de uma docência em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888077

Palavras-chave:

Arte, Estágio Supervisionado, Formação de professores, Colagem

Resumo

O texto analisa experiências do Estágio Supervisionado em Artes Visuais realizado em um espaço de ensino não-escolar durante a graduação em uma universidade pública. O objetivo é refletir sobre as particularidades do fazer docente e a formação de professores/as em Artes Visuais, a partir do planejamento e a realização da oficina 'O processo criativo na formação identitária por meio do moodboard'. A metodologia, de inspiração cartográfica, envolveu o planejamento colaborativo, a execução das aulas e a reflexão contínua sobre a prática, com ênfase no registro e avaliação das ações. Os resultados indicam que a experiência criou um ambiente de acolhimento e expressão para os/as participantes, além de estimular nas estagiárias uma postura investigativa fundamental para a formação docente. Conclui ressaltando a importância da integração entre teoria e prática na formação de professores/as de Artes Visuais, bem como a necessidade de uma docência atenta às demandas emergentes dos diversos contextos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Professor no curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Doutorado em Educação - UEM.  Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagem - ARTEI.

Beatriz da Silva Pinto, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Carol Eduarda Schavaren de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Emanuelle Dalécio da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Referências

ALEX. 15 jan. de 2024. Instagram: @cruellesummer. Disponível em: <https://www.instagram.com/cruellesummer?igsh=cnl1Y2o3ZjVjbDQz>. Acesso em: 29 jun. 2024

ALEX. 9 dez. de 2021. Instagram: @cruellesummer. Disponível em: <https://www.instagram.com/cruellesummer?igsh=cnl1Y2o3ZjVjbDQz>. Acesso em: 29 jun. 2024.

BOURGEOIS, Louise. Je t'aime. Costura em roupa de cama. Disponível em: <https://www.artnet.com/artists/louise-bourgeois/je-taime-n8AwaJ3Av_Drz3K_fzWSg2>. Acesso em: 29 jun. 2024.

CUNHA, Susana Rangel Vieira. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

em: <https://casavogue.globo.com/MostrasExpos/Arte/noticia/2015/01/matisse-leva-multidoes-ao-moma.html>. Acesso em: 29 jun. 2024.

FREISLEBEN, Jéssica Maria; VALLE, Lutiere Dalla. O estágio supervisionado em artes visuais como campo de pesquisa na formação docente. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 86-95, 14 jun. 2024.

HAMILTON, Richard. Interior, Serigrafia sobre papel, 1965. Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/artworks/hamilton-interior-p04250>. Acesso em: 29 de jun. de 2024.

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos; TORRES, Jean Carlos de Sousa. A arte da colagem na formação docente e na cena pedagógica com crianças. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 21, n. 1, p. 176-187, jan./mar. 2023.

LUIZA. 7 jan. de 2023. Instagram: @atofalh0. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CnHsyVDOK8e/?img_index=7>. Acesso em: 29 jun. 2024.

MAGRITTE, René. A Traição das Imagens. Óleo sobre tela. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-traicao-das-imagens-rene-magritte/>. Acesso em: 29 jun. 2024.

MARQUES, Maria de Fátima dos Santos. A Colagem nas Artes Visuais e suas possibilidades de ensino no cotidiano escolar. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Departamento de Artes Visuais - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Goiânia, 2012.

MARTINS, Luiz Renato. Colagem: Investigações em torno de uma técnica moderna. Ars, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 50-61, jan. 2007.

MATISSE, Henri. Nu azul. Guache sobre papel recortado em lona, 1952. Disponível

MATISSE, Henri. O caracol. Guache sobre papel, recortado e colado em tela. Disponível em: <https://coresdapsique.blogspot.com/2017/01/o-caracol.html>. Acesso em: 29 jun. 2024.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; LAMPERT, Jociele. Artes Visuais e o Campo de Estágio Curricular. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 78–93, 2013.

OLIVEIRA, Marilda de; MOSSI, Cristian Poletti. Cartografia como estratégia metodológica: inflexões para pesquisas em educação. Conjectura: filosofia e educação, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 185–198, 2014.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Editora Vozes, Petrópolis, 15ª ed., 2001.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; TEDESCO, Silvia (org). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014. 310 p. (v. 2).

PEREIRA, Taís Vieira. Mood board como espaço de construção de metáforas. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2010.

SUZUKI, Clarissa. Cadernos de artista: páginas que revelam olhares da arte e da educação. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 254 p. 2014.

VARGAS Herom, SOUZA, Luciano de. A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista Comunicação Midiática, São Paulo, v. 6, n. 3, p. p.51-70, set./dez. 2011.

VARO, Remedios. El Jardín del Amor. Aquarela, 1951. Disponível em: <https://historia-arte.com/obras/el-jardin-del-amor>. Acesso em: 29 jun. 2024.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

WEILER, Laura. Moon Shadow. Colagem. Disponível em: <https://www.cutandplaced.com/galleries?pgid=lp76b0y3-1d1ece10-71a7-46ef-97df-120eca4a82bd>. Acesso em: 29 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

Stein, V., Pinto, B. da S., Lima, C. E. S. de, & Costa, E. D. da. (2024). Planejar, recortar e compor: os movimentos de uma docência em formação. Revista Digital Do LAV, 17(1), e22/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734888077