Planejar, recortar e compor: os movimentos de uma docência em formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888077

Palabras clave:

Arte, Estágio Supervisionado, Formação de professores, Colagem

Resumen

O texto analisa experiências do Estágio Supervisionado em Artes Visuais realizado em um espaço de ensino não-escolar durante a graduação em uma universidade pública. O objetivo é refletir sobre as particularidades do fazer docente e a formação de professores/as em Artes Visuais, a partir do planejamento e a realização da oficina 'O processo criativo na formação identitária por meio do moodboard'. A metodologia, de inspiração cartográfica, envolveu o planejamento colaborativo, a execução das aulas e a reflexão contínua sobre a prática, com ênfase no registro e avaliação das ações. Os resultados indicam que a experiência criou um ambiente de acolhimento e expressão para os/as participantes, além de estimular nas estagiárias uma postura investigativa fundamental para a formação docente. Conclui ressaltando a importância da integração entre teoria e prática na formação de professores/as de Artes Visuais, bem como a necessidade de uma docência atenta às demandas emergentes dos diversos contextos educativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Professor no curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Doutorado em Educação - UEM.  Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagem - ARTEI.

Beatriz da Silva Pinto, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Carol Eduarda Schavaren de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Emanuelle Dalécio da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Citas

ALEX. 15 jan. de 2024. Instagram: @cruellesummer. Disponível em: <https://www.instagram.com/cruellesummer?igsh=cnl1Y2o3ZjVjbDQz>. Acesso em: 29 jun. 2024

ALEX. 9 dez. de 2021. Instagram: @cruellesummer. Disponível em: <https://www.instagram.com/cruellesummer?igsh=cnl1Y2o3ZjVjbDQz>. Acesso em: 29 jun. 2024.

BOURGEOIS, Louise. Je t'aime. Costura em roupa de cama. Disponível em: <https://www.artnet.com/artists/louise-bourgeois/je-taime-n8AwaJ3Av_Drz3K_fzWSg2>. Acesso em: 29 jun. 2024.

CUNHA, Susana Rangel Vieira. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

em: <https://casavogue.globo.com/MostrasExpos/Arte/noticia/2015/01/matisse-leva-multidoes-ao-moma.html>. Acesso em: 29 jun. 2024.

FREISLEBEN, Jéssica Maria; VALLE, Lutiere Dalla. O estágio supervisionado em artes visuais como campo de pesquisa na formação docente. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 86-95, 14 jun. 2024.

HAMILTON, Richard. Interior, Serigrafia sobre papel, 1965. Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/artworks/hamilton-interior-p04250>. Acesso em: 29 de jun. de 2024.

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos; TORRES, Jean Carlos de Sousa. A arte da colagem na formação docente e na cena pedagógica com crianças. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 21, n. 1, p. 176-187, jan./mar. 2023.

LUIZA. 7 jan. de 2023. Instagram: @atofalh0. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CnHsyVDOK8e/?img_index=7>. Acesso em: 29 jun. 2024.

MAGRITTE, René. A Traição das Imagens. Óleo sobre tela. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-traicao-das-imagens-rene-magritte/>. Acesso em: 29 jun. 2024.

MARQUES, Maria de Fátima dos Santos. A Colagem nas Artes Visuais e suas possibilidades de ensino no cotidiano escolar. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Departamento de Artes Visuais - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Goiânia, 2012.

MARTINS, Luiz Renato. Colagem: Investigações em torno de uma técnica moderna. Ars, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 50-61, jan. 2007.

MATISSE, Henri. Nu azul. Guache sobre papel recortado em lona, 1952. Disponível

MATISSE, Henri. O caracol. Guache sobre papel, recortado e colado em tela. Disponível em: <https://coresdapsique.blogspot.com/2017/01/o-caracol.html>. Acesso em: 29 jun. 2024.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; LAMPERT, Jociele. Artes Visuais e o Campo de Estágio Curricular. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 78–93, 2013.

OLIVEIRA, Marilda de; MOSSI, Cristian Poletti. Cartografia como estratégia metodológica: inflexões para pesquisas em educação. Conjectura: filosofia e educação, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 185–198, 2014.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Editora Vozes, Petrópolis, 15ª ed., 2001.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; TEDESCO, Silvia (org). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014. 310 p. (v. 2).

PEREIRA, Taís Vieira. Mood board como espaço de construção de metáforas. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2010.

SUZUKI, Clarissa. Cadernos de artista: páginas que revelam olhares da arte e da educação. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 254 p. 2014.

VARGAS Herom, SOUZA, Luciano de. A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista Comunicação Midiática, São Paulo, v. 6, n. 3, p. p.51-70, set./dez. 2011.

VARO, Remedios. El Jardín del Amor. Aquarela, 1951. Disponível em: <https://historia-arte.com/obras/el-jardin-del-amor>. Acesso em: 29 jun. 2024.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

WEILER, Laura. Moon Shadow. Colagem. Disponível em: <https://www.cutandplaced.com/galleries?pgid=lp76b0y3-1d1ece10-71a7-46ef-97df-120eca4a82bd>. Acesso em: 29 jun. 2024.

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

Stein, V., Pinto, B. da S., Lima, C. E. S. de, & Costa, E. D. da. (2024). Planejar, recortar e compor: os movimentos de uma docência em formação. Revista Digital Do LAV, 17(1), e22/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734888077