Imagens da disney (re)produzindo gênero: Revisão da produção acadêmica (2003-2015)

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá e Universidade de Barcelona
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá
  • Fernando Herraiz García Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828210

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Educação, Masculinidades

Resumo

As imagens produzidas pela Disney ensinam indivíduos a ocuparem espaços sociais de acordo com seu gênero. O objetivo é investigar a produção científica brasileira da última década no que diz respeito às relações entre as imagens da Disney, educação e gênero. As nove pesquisas localizadas foram divididas em três grupos: um reunindo os artigos de periódicos científicos; outro, os estudos desenvolvidos junto a Programas de Pós-Graduação de História, Letras, Antropologia e Estudos Culturais; e outro, os elaborados em Programas de Pós-Graduação em Educação. As pesquisas foram analisadas a partir dos Estudos Culturais e da Cultura Visual, campos de estudos interessados pelas visualidades contemporâneas. Considerou-se que, em comum, as pesquisas localizadas aproximam a Disney a contextos de aprendizagens e denunciam as maneiras como seus produtos sugerem construções específicas de gênero, sobretudo, em relação à feminilidade.

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Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá e Universidade de Barcelona

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, representações sociais, ensino-aprendizagem, construtivismo e intervenção pedagógica.

Fernando Herraiz García, Universitat de Barcelona

Artes pela universidad de Barcelona. Professor de Pedagogías culturales. Facultad de Bellas Artes / universidad de Barcelona.

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Baliscei, J. P., Calsa, G. C., & García, F. H. (2017). Imagens da disney (re)produzindo gênero: Revisão da produção acadêmica (2003-2015). Revista Digital Do LAV, 10(3), 156–178. https://doi.org/10.5902/1983734828210

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