Imagens da disney (re)produzindo gênero: Revisão da produção acadêmica (2003-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734828210Palabras clave:
Estudos Culturais, Educação, MasculinidadesResumen
As imagens produzidas pela Disney ensinam indivíduos a ocuparem espaços sociais de acordo com seu gênero. O objetivo é investigar a produção científica brasileira da última década no que diz respeito às relações entre as imagens da Disney, educação e gênero. As nove pesquisas localizadas foram divididas em três grupos: um reunindo os artigos de periódicos científicos; outro, os estudos desenvolvidos junto a Programas de Pós-Graduação de História, Letras, Antropologia e Estudos Culturais; e outro, os elaborados em Programas de Pós-Graduação em Educação. As pesquisas foram analisadas a partir dos Estudos Culturais e da Cultura Visual, campos de estudos interessados pelas visualidades contemporâneas. Considerou-se que, em comum, as pesquisas localizadas aproximam a Disney a contextos de aprendizagens e denunciam as maneiras como seus produtos sugerem construções específicas de gênero, sobretudo, em relação à feminilidade.
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