Transcriação e formação em arte a partir da obra fotográfica de José Juliani

Autores

  • Fernando Amaral Stratico Universidade Estadual de Londrina
  • Ronaldo Alexandre de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734830094

Palavras-chave:

José Juliani, Performance Fotográfica, Pesquisa em Arte

Resumo

As ideias aqui apresentadas são resultados das pesquisas empreendidas por meio do projeto Objeto, Performance e Memória (Departamento de Música e Teatro-UEL), cujo propósito principal é analisar e interpretar aspectos performativos da fotografia do período da colonização do Norte do Paraná, além de promover a criação artística a partir destes processos de análise e interpretação. A performance fotográfica ou o corpo em performance do período da colonização da região de Londrina – PR, e as possibilidades de diálogo criativo e educativo em que produzimos arte a partir do contato com imagens do passado são os principais enfoques. Busca-se apresentar a obra fotográfica de José Juliani como construção e investigação no campo da fotografia que refletem modos de conceber o ser humano e sua relação com o meio. A criação artística a partir da obra de Juliani reforça novos paradigmas da pesquisa em arte que possuem reverberações e implicações diretas no campo da formação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Amaral Stratico, Universidade Estadual de Londrina

José Fernando Amaral Stratico, licenciado em Educação artística pela Universidade Estadual de Londrina.  Especializou-se em Arte Educação, pela Faculdade de Artes do Paraná; fez o mestrado e o doutorado na University of Central England in Birmingham – Institute of Art and Design, Department of Art and Design Education, na Inglaterra, ambos sob a orientação do prof. Dr. John Swift. Tem-se voltado  para o campo das teorias e interfaces entre as artes, com enfoque sobre o jogo e a performance-arte.   Sua dissertação de mestrado foi voltada para a análise do conceito de arte como linguagem presente nas metodologias do ensino das artes visuais. Em seu doutorado   investigou os processos de construção da identidade e auto-imagem em trabalhos da performance-arte. É professor efetivo do Bacharelado em Artes Cênicas, Departamento de Música e Teatro, da Universidade Estadual de Londrina, há mais de 20 anos.

Ronaldo Alexandre de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Ronaldo Alexandre de Oliveira: Graduado em Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina(1987); Pedagogia pela UEMG(2005); Especializado em Arte Educação pela ECA – USP(1991); Mestre  em Educação, Arte e História da Cultura pelo Universidade Presbiteriana Mackenzie(2000); Doutorado em Educação (Currículo) pela PUC/SP(2004) e Pós doutoutorando pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2014). Professor Adjunto "D" da UEL -  Universidade Estadual de Londrina / Departamento de Arte Visual, onde atua enquanto docente das disciplinas relacionadas as Metodologias, Didática, Estagio e Pesquisa em arte na formação de Professores de Artes Visuais .  

Referências

DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria, Editoraufsm. 2013.

FERNANDES, Ricardo Cid. e TOMMASINO, Kimmiye. Kaingang Histórico do Contato. Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/povo/kaingang/287. Acesso em: 20 de maio de 2016.

SINNER, A.; LEGGO, C.; IRWIN, R.L.; GOUZOUASIS,P; GRAUNER,K. Analisando as Práticas dos Novos Acadêmicos: Teses que usam Metodologias de Pesquisas em Educação Baseadas em arte. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A /r/tografia. Santa Maria, Editoraufsm. 2013.p.99 -124.

STOCKMANN, Jaime. Colonização e integração kaingang na sociedade paranaense. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/novembro2011/geografia_artigos/7art_colonizacao_kaigang_pr.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2016.

STRATICO, Fernando A. Fotoperformance Anônimos de Juliani. Manuscrito. Londrina: 2016.

TOMAZI, Nelson Dacio. Norte do Paraná: Histórias e Fantasmagorias. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2000.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA. Coleção Fotográfica José Juliani – projeto de organização, recuperação e digitalização da Coleção de José Juliani. Londrina: UEL, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/museu/publicacoes/Documenta_2.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2016.

UEL. Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. UEL. Disponível em: http://www.uel.br/cch/cdph/. Acesso em: 21 de maio de 2016.

VASCONCELOS, Sonia Tramujas. Entre {dobras} lugares: da pesquisa na formação de professores de artes visuais e as contribuições da pesquisa baseada em arte na educação. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 2015.(Tese de doutorado)

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Stratico, F. A., & Oliveira, R. A. de. (2017). Transcriação e formação em arte a partir da obra fotográfica de José Juliani. Revista Digital Do LAV, 10(3), 051–072. https://doi.org/10.5902/1983734830094