Transcriação e formação em arte a partir da obra fotográfica de José Juliani

Autori

  • Fernando Amaral Stratico Universidade Estadual de Londrina
  • Ronaldo Alexandre de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734830094

Parole chiave:

José Juliani, Performance Fotográfica, Pesquisa em Arte

Abstract

As ideias aqui apresentadas são resultados das pesquisas empreendidas por meio do projeto Objeto, Performance e Memória (Departamento de Música e Teatro-UEL), cujo propósito principal é analisar e interpretar aspectos performativos da fotografia do período da colonização do Norte do Paraná, além de promover a criação artística a partir destes processos de análise e interpretação. A performance fotográfica ou o corpo em performance do período da colonização da região de Londrina – PR, e as possibilidades de diálogo criativo e educativo em que produzimos arte a partir do contato com imagens do passado são os principais enfoques. Busca-se apresentar a obra fotográfica de José Juliani como construção e investigação no campo da fotografia que refletem modos de conceber o ser humano e sua relação com o meio. A criação artística a partir da obra de Juliani reforça novos paradigmas da pesquisa em arte que possuem reverberações e implicações diretas no campo da formação artística.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fernando Amaral Stratico, Universidade Estadual de Londrina

José Fernando Amaral Stratico, licenciado em Educação artística pela Universidade Estadual de Londrina.  Especializou-se em Arte Educação, pela Faculdade de Artes do Paraná; fez o mestrado e o doutorado na University of Central England in Birmingham – Institute of Art and Design, Department of Art and Design Education, na Inglaterra, ambos sob a orientação do prof. Dr. John Swift. Tem-se voltado  para o campo das teorias e interfaces entre as artes, com enfoque sobre o jogo e a performance-arte.   Sua dissertação de mestrado foi voltada para a análise do conceito de arte como linguagem presente nas metodologias do ensino das artes visuais. Em seu doutorado   investigou os processos de construção da identidade e auto-imagem em trabalhos da performance-arte. É professor efetivo do Bacharelado em Artes Cênicas, Departamento de Música e Teatro, da Universidade Estadual de Londrina, há mais de 20 anos.

Ronaldo Alexandre de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Ronaldo Alexandre de Oliveira: Graduado em Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina(1987); Pedagogia pela UEMG(2005); Especializado em Arte Educação pela ECA – USP(1991); Mestre  em Educação, Arte e História da Cultura pelo Universidade Presbiteriana Mackenzie(2000); Doutorado em Educação (Currículo) pela PUC/SP(2004) e Pós doutoutorando pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2014). Professor Adjunto "D" da UEL -  Universidade Estadual de Londrina / Departamento de Arte Visual, onde atua enquanto docente das disciplinas relacionadas as Metodologias, Didática, Estagio e Pesquisa em arte na formação de Professores de Artes Visuais .  

Riferimenti bibliografici

DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria, Editoraufsm. 2013.

FERNANDES, Ricardo Cid. e TOMMASINO, Kimmiye. Kaingang Histórico do Contato. Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/povo/kaingang/287. Acesso em: 20 de maio de 2016.

SINNER, A.; LEGGO, C.; IRWIN, R.L.; GOUZOUASIS,P; GRAUNER,K. Analisando as Práticas dos Novos Acadêmicos: Teses que usam Metodologias de Pesquisas em Educação Baseadas em arte. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A /r/tografia. Santa Maria, Editoraufsm. 2013.p.99 -124.

STOCKMANN, Jaime. Colonização e integração kaingang na sociedade paranaense. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/novembro2011/geografia_artigos/7art_colonizacao_kaigang_pr.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2016.

STRATICO, Fernando A. Fotoperformance Anônimos de Juliani. Manuscrito. Londrina: 2016.

TOMAZI, Nelson Dacio. Norte do Paraná: Histórias e Fantasmagorias. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2000.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA. Coleção Fotográfica José Juliani – projeto de organização, recuperação e digitalização da Coleção de José Juliani. Londrina: UEL, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/museu/publicacoes/Documenta_2.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2016.

UEL. Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. UEL. Disponível em: http://www.uel.br/cch/cdph/. Acesso em: 21 de maio de 2016.

VASCONCELOS, Sonia Tramujas. Entre {dobras} lugares: da pesquisa na formação de professores de artes visuais e as contribuições da pesquisa baseada em arte na educação. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 2015.(Tese de doutorado)

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-12-26

Come citare

Stratico, F. A., & Oliveira, R. A. de. (2017). Transcriação e formação em arte a partir da obra fotográfica de José Juliani. Revista Digital Do LAV, 10(3), 051–072. https://doi.org/10.5902/1983734830094