O contexto da pós-graduação stricto sensu no âmbito da formação pedagógica e a formação docente em Ciências Biológicas: o que revela a produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448410

Palavras-chave:

Formação de professores, Pedagogia universitária, Estado de conhecimento

Resumo

Este estudo buscou mapear como a formação pedagógica em Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a formação de docentes universitários da área das Ciências Biológicas se apresentam no contexto da produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para isso, realizamos uma busca na literatura, valendo-nos dos princípios da construção de Estado de Conhecimento na perspectiva de Morosini. A mesma foi realizada a partir de trabalhos publicados na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Orientamos nossa pesquisa a partir de dois descritores de busca: “formação pedagógica em cursos de pós-graduação stricto sensu” e “formação para docência em ciências biológicas”, procuramos ainda subsidiar duas questões norteadoras. Nossos achados apontam para o reconhecimento, por parte dos docentes e/ou pesquisadores, da fragilidade da formação pedagógica para atuação no ensino superior. Na maioria dos trabalhos, é ressaltada a necessidade de articulação do conhecimento da área específica com o conhecimento pedagógico. No entanto, percebe-se também a dificuldade em superar o paradigma de que quem sabe fazer, sabe ensinar, contribuindo para a reprodução de práticas de ensino tradicionais, baseadas na lógica positivista, e para a pouca importância dada à formação pedagógica.

Biografia do Autor

Juliana Bittencourt Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação - Programa de Pós-graduação em Educação (Mestre)

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação - Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Doutora)

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, vol. 27, nº. 2, p. 7-31, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERTANHA, Pricila. Formação pedagógica do professor do ensino superior: os programas de pós-graduação nota 7.0. Tese (Doutorado em Educação Escolar), 200p., Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, 2016.

BORGES, Camila. Docência universitária em educação física. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade), 237p., Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Rio Claro, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº. 9.394/96. Brasília, DF. Brasil. 1996.

BRUM, Thomáz Klug. As concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagogia e científica. Dissertação (Mestrado em Educação), 98p., Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Educação. Pelotas, 2018.

CHAVES, Amanda Pires. Formação pedagógica no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação física. Dissertação (Mestrado em Educação), 134p., Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educação. Londrina, 2014.

CORRÊA, Guilherme Torres; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, abr./jun. 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 3, p. 182-186, set./dez. 2008.

DÓREA, Nívea Maria de Vasconcellos Couto. Percurso histórico dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe: lugar de formação para o magistério superior?. Dissertação (Mestrado em Educação), 170p., Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2019.

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila; MOROSINI, Marília Costa. A formação docente na perspectiva da produção acadêmica (2011 – 2016): o caso dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 190-204, jan./mar. 2018.

HOFFMANN, Marilisa Bialvo. Constituição da identidade profissional docente dos formadores de professores de biologia: potencialidade da intercoletividade. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), 317p., Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Florianópolis, 2016.

LAPINI, Vivian Caroline. Panorama da formação do professor em Ciências Contábeis pelos cursos stricto sensu no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências), 78p., Universidade de São Paulo. Departamento de Contabilidade. Ribeirão Preto, 2012.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.

NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira do. Formação pedagógica de docentes do ensino superior em programas de pós-graduação stricto sensu. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura), 163p., Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, Juliana Ferrari de. A formação dos professores dos cursos de direito no Brasil: a pós-graduação stricto sensu. Tese (Doutorado em Educação: Currículo), 174p., Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010.

PACHANE, Graziela Giusti. Teoria e prática na formação pedagógica do professor universitário: elementos para discussão. Publicatio UEPG Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 13-24, jun. 2005.

RECHE, Bruna Donato. A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado. Dissertação (Mestrado em Educação), 227p., Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educação. Londrina, 2015.

SANDRI, Vanessa. Aprendizagem docente no ensino superior: processos formativos de professores e estudantes nas licenciaturas da área de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra. Tese (Doutorado em Educação), 316p., Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Santa Maria, 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, Paulo Roberto Silveira. Aprendizagem da docência de professores formadores que atuam nos cursos de licenciatura em ciências biológicas. Dissertação (Mestrado em Educação), 127p., Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação. Viçosa, 2017.

TORNIZIELLO, Tânia Maria Paolieri. Docência universitária: um estudo nas áreas de Ciências Biológicas e da saúde. Tese (Doutorado), 148p., Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, 2001.

ZAMPROGNA, Katheri Maris. Formação didático-pedagógica nos currículos de programas de pós-graduação em enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), 135p., Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Florianópolis, 2015.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Garcia, J. B., & Cunha, M. I. da. (2022). O contexto da pós-graduação stricto sensu no âmbito da formação pedagógica e a formação docente em Ciências Biológicas: o que revela a produção acadêmica. Educação, 47(1), e44/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644448410

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.