Formação em psicologia para atuar nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469881

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Esse estudo se materializa no momento da aprovação da lei que prevê a prestação de serviços de psicologia e serviço social no âmbito do ensino básico. O processo para que o projeto de lei tramitasse demorou quase duas décadas, e, agora aprovado, além de garantir a presença, precisamos aprimorar a formação dos psicólogos. Entrevistamos professores do ensino superior que trabalham como formadores em Cursos de Psicologia em quatro Instituições de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Norte.  Objetivamos investigar a formação para atuar no campo da psicologia escolar e educacional. Uma investigação qualitativa com estudo teórico e empírico balizado pela Psicologia Histórico Cultural. Os dados foram agrupados em três categorias: na categoria sobre a formação observou-se um direcionamento dos cursos para ênfases clínicas; na categoria dos principais conteúdos evidenciou-se a falta de parâmetros para formar o psicólogo escolar; e quanto aos desafios sobressaiu a urgência de ampliarmos o diálogo entre a políticas educacionais e as políticas de formação. A pesquisa suscitou necessidade de promovermos rupturas no que vem sendo produzido a fim de melhor contribuir com os processos de escolarização.

Biografia do Autor

Marilda Gonçalves Dias Facci, State University of Maringá

Doutora em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2003); Pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá  e professora senior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É editora da Revista Psicologia em Estudo e da Revista Psicologia Escolar e educacional, ambas com qualis A1.  Email: marildafacci@gmail.com

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Maringá - PR, 87020-900 - Departamento de Psicologia

Maria da Apresentação Barreto, Federal University of Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza, Doutora em Educação pela UFRN e Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora Associada II da UFRN, lotada no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência docente no ensino superior, e como psicóloga, a área de intervenção se concentra no campo da Psicologia Escolar/Educacional. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico Cultural e desenvolve projetos de pesquisa e extensão, interligadas aos seguintes temas: docência no ensino superior, formação de psicólogos, formação docente, educação inclusiva e processos de ensino-aprendizagem. E-mail: apresentacao1@hotmail.com

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Facci, M. G. D., & Barreto, M. da A. (2023). Formação em psicologia para atuar nas escolas. Educação, 48(1), e96/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644469881

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