Formação inicial dos professores da educação básica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644486671

Palavras-chave:

Professores, Formação inicial, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Pensar a formação docente implica se apropriar de um contexto crítico, reflexivo e histórico, que contemple não apenas o conhecimento sistematizado, mas sobretudo o desenvolvimento de uma ação consciente e crítica dos alunos diante da sociedade e o envolvimento com uma prática educativa que sobreponha ao modelo tecnicista de educação. Este trabalho visa refletir sobre a formação Inicial dos professores da educação básica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e analisar quais as implicações dessa na formação Inicial de professores da educação básica. O objetivo geral é analisar, por meio da revisão de literatura, tais implicações e a contribuição dessa para uma educação emancipadora e ainda discorrer sobre a formação Inicial de professores, apresentando os fundamentos da pedagogia histórico-crítica, como esses se relacionam com a formação dos professores. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas e artigos já publicados sobre o tema, tendo em vista o contexto da formação docente. Verifica-se a necessidade de o professor conhecer todo processo histórico, econômico, político e cultural pelo qual passou a educação, todos esses fatores interferiram e ainda interferem diretamente no processo educacional. Isso exige do professor um pesquisador constante, que deva conhecer todos os fundamentos educacionais, a fim de que haja com criticidade em suas ações, reverberando-as diretamente na sua prática pedagógica, cujos conhecimentos sistematizados trabalhados em sala de aula sirvam como instrumentos de libertação, de modo que o currículo escolar deixe de ser hegemônico, configurando-se numa pedagogia emancipadora e consciente.

Biografia do Autor

Sueli Alves Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2010), Normal Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005). Atualmente Analista de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros MG. Experiências anteriores na área de Educação, como professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

DOUTORA EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP-SP (2012), e possuo MESTRADO EM EDUCAÇÃO : Formação de Professores, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE (2003). Sou graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG -UNIMONTES, e em Matemática (2000), pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Sou especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Sou do quadro docente e efetiva concursada da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS / MG -UNIMONTES. Estudiosa da área da Pedagogia Sistêmica. 

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Rocha, S. A., & Santos, F. A. dos. (2025). Formação inicial dos professores da educação básica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Educação, 50(1), e130/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644486671