Formação inicial dos professores da educação básica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486671Palavras-chave:
Professores, Formação inicial, Pedagogia histórico-críticaResumo
Pensar a formação docente implica se apropriar de um contexto crítico, reflexivo e histórico, que contemple não apenas o conhecimento sistematizado, mas sobretudo o desenvolvimento de uma ação consciente e crítica dos alunos diante da sociedade e o envolvimento com uma prática educativa que sobreponha ao modelo tecnicista de educação. Este trabalho visa refletir sobre a formação Inicial dos professores da educação básica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e analisar quais as implicações dessa na formação Inicial de professores da educação básica. O objetivo geral é analisar, por meio da revisão de literatura, tais implicações e a contribuição dessa para uma educação emancipadora e ainda discorrer sobre a formação Inicial de professores, apresentando os fundamentos da pedagogia histórico-crítica, como esses se relacionam com a formação dos professores. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas e artigos já publicados sobre o tema, tendo em vista o contexto da formação docente. Verifica-se a necessidade de o professor conhecer todo processo histórico, econômico, político e cultural pelo qual passou a educação, todos esses fatores interferiram e ainda interferem diretamente no processo educacional. Isso exige do professor um pesquisador constante, que deva conhecer todos os fundamentos educacionais, a fim de que haja com criticidade em suas ações, reverberando-as diretamente na sua prática pedagógica, cujos conhecimentos sistematizados trabalhados em sala de aula sirvam como instrumentos de libertação, de modo que o currículo escolar deixe de ser hegemônico, configurando-se numa pedagogia emancipadora e consciente.
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