O ensino de História e a Educação Especial na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442847

Palavras-chave:

Educação Especial, Ensino de História, Teoria Histórico-cultural

Resumo

O artigo tematiza o ensino de História e a Educação Especial, considerando desafios de grupos historicamente excluídos dos processos de escolarização e que, mesmo após inserção nas escolas, sofrem a negação das condições elementares de acesso, permanência e do direito às aprendizagens em História. Parte dos pressupostos da Teoria Histórico-cultural, notadamente do pensamento de Vygotski (1989; 1994; 1997), para problematizar a produção social da deficiência e noções fundamentais para pensar os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Ademais, compõe o escopo do texto uma abordagem a respeito do ensino de História e a elaboração dos conceitos considerados fundamentais para as aprendizagens históricas (BITTENCOURT, 2009; SCHIMDT, 1999). Há ainda muitas lacunas e fragilidades que distanciam o estudante com deficiência dos saberes escolares e acadêmicos, e tais aspectos passam pelas políticas públicas, formação docente, infraestrutura das instituições e dos espaços educativos, em geral. As alternativas aqui apontadas sinalizam ações promovidas em direção a um ensino de história menos excludente e mais sensível aos diferentes percursos de aprendizagens.

Biografia do Autor

Douglas Christian Ferrari, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotiski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci. Organizador do livro: Educação e direito: inclusão das pessoas com deficiência visual. Autor do livro: Entre a luta e o direito: políticas públicas de educação para pessoas com deficiência visual. Realiza formação de professores na área de Educação Especial, Deficiência Visual e AEE.

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora Adjunto-A do Quadro Permanente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e Formação e prática de professores. (Texto informado pelo autor)


Referências

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2012.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O Ofício de Historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 2001.

BRASIL. Constituição. Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 ago. 2017.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. Campinas, SP: Autores Associados: PUC, 2003.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Escola, unidade e diversidade: reflexões a partir de Karl Marx. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35, 2012, Recife. Anais... Recife: Anped, 2012. v. 35, p. 1-20.

J. L. A. Comunicação visual: as histórias em quadrinho como apoio didático pedagógico ao ensino de história para os alunos surdos: Projeto de ensino produzido na disciplina Estágio Supervisionado III. Vitória, 2018.

KARNAL, Leandro; TATSCH. A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, Editora da UNICAMP, 2003.

MALVERDES, Clara Zandomênico. Fotografia e ensino: uso e aplicação da fotografia no processo de aprendizagem no ensino de história e educação patrimonial. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Norte do Espírito Santo. São Mateus, 2017.

MELO, Douglas Christian Ferrari de; MAFEZONI, Andressa Caetano. Direito de Aprender e os Alunos Público-Alvo da Educação Especial. Revista Educação em Debate, v. 41, n. 78, 2019.

MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história: entre história e memória. Prodocência, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.ppgf.ifcs.ufrj.br/?tag=prodocencia. Acesso em 28 de março de 2016.

N. B. F.; W. X. P. F. Projeto de ensino: Jacaraípe, um lugar de todos. Projeto de ensino produzido na disciplina Teoria e Prática do Ensino de História. Vitória, 2018.

NUERNBERG, Adriano H. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 2, p. 307-316, abr./jun. 2008.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento. Cadernos de Pesquisa, n. 81, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1992, p. 67-69.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PEREIRA, Rinaldo Pevidor. O jogo africano mancala e o ensino de matemática em face da lei 10639/03. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2011.

SANTOS, C. F. O “aprender a aprender” na formação de professores do campo. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.

SARMENTO, Dirléia Fanfa. A teoria histórico-cultural de L. S Vygotsky. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas, Autores Associados, 2011. p. 11-21.

SCALCON, Suze. À procura da unidade psicopedagógica: articulando a psicologia histórico-cultural com a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Editores Associados, 2002.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Construindo conceitos no ensino de história: "a captura lógica" da realidade social. Hist. Ensino, Londrina, v. 5, p. 147-163, out. 1999.

SIMAN, Lana Mara Castro. A temporalidade histórica como categoria central do pensamento histórico: desafios para o ensino e a aprendizagem. In: ROSSI, Vera Lúcia de; ZAMBONI, Ernesta (Org). Quanto tempo o tempo tem! 2. ed. Campinas: Alínea editora, 2005. p. 109-144.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Programa da disciplina Estágio Supervisionado em História III. Vitória, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Programa da disciplina História: conteúdo e metodologia. Vitória, 2019.

VAZ, José Murilo Calixto et al. Material didático para ensino de Biologia: possibilidades de inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-24, 2012.

VICTOR, Sônia Lopes. As contribuições da abordagem histórico-cultural para pesquisas sobre inclusão da criança com deficiência no contexto da escola de educação infantil. In: BAPTISTA, C.R. (Org.). Caiado, K.R.M. Jesus, D.M. et al. Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.

VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. Obras Escogidas Tomo V. Fundamentos de defectología. Madrid: Visor Distribuciones S.A., 1997.

VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Ferrari, D. C., & Luiz, M. L. (2021). O ensino de História e a Educação Especial na formação inicial de professores. Educação, 46(1), e73/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644442847