O ensino de História e a Educação Especial na formação inicial de professores
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644442847Mots-clés :
Educação Especial, Ensino de História, Teoria Histórico-culturalRésumé
O artigo tematiza o ensino de História e a Educação Especial, considerando desafios de grupos historicamente excluídos dos processos de escolarização e que, mesmo após inserção nas escolas, sofrem a negação das condições elementares de acesso, permanência e do direito às aprendizagens em História. Parte dos pressupostos da Teoria Histórico-cultural, notadamente do pensamento de Vygotski (1989; 1994; 1997), para problematizar a produção social da deficiência e noções fundamentais para pensar os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Ademais, compõe o escopo do texto uma abordagem a respeito do ensino de História e a elaboração dos conceitos considerados fundamentais para as aprendizagens históricas (BITTENCOURT, 2009; SCHIMDT, 1999). Há ainda muitas lacunas e fragilidades que distanciam o estudante com deficiência dos saberes escolares e acadêmicos, e tais aspectos passam pelas políticas públicas, formação docente, infraestrutura das instituições e dos espaços educativos, em geral. As alternativas aqui apontadas sinalizam ações promovidas em direção a um ensino de história menos excludente e mais sensível aos diferentes percursos de aprendizagens.
Références
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2012.
BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O Ofício de Historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 2001.
BRASIL. Constituição. Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 ago. 2017.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. Campinas, SP: Autores Associados: PUC, 2003.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Escola, unidade e diversidade: reflexões a partir de Karl Marx. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35, 2012, Recife. Anais... Recife: Anped, 2012. v. 35, p. 1-20.
J. L. A. Comunicação visual: as histórias em quadrinho como apoio didático pedagógico ao ensino de história para os alunos surdos: Projeto de ensino produzido na disciplina Estágio Supervisionado III. Vitória, 2018.
KARNAL, Leandro; TATSCH. A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, Editora da UNICAMP, 2003.
MALVERDES, Clara Zandomênico. Fotografia e ensino: uso e aplicação da fotografia no processo de aprendizagem no ensino de história e educação patrimonial. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Norte do Espírito Santo. São Mateus, 2017.
MELO, Douglas Christian Ferrari de; MAFEZONI, Andressa Caetano. Direito de Aprender e os Alunos Público-Alvo da Educação Especial. Revista Educação em Debate, v. 41, n. 78, 2019.
MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história: entre história e memória. Prodocência, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.ppgf.ifcs.ufrj.br/?tag=prodocencia. Acesso em 28 de março de 2016.
N. B. F.; W. X. P. F. Projeto de ensino: Jacaraípe, um lugar de todos. Projeto de ensino produzido na disciplina Teoria e Prática do Ensino de História. Vitória, 2018.
NUERNBERG, Adriano H. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 2, p. 307-316, abr./jun. 2008.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento. Cadernos de Pesquisa, n. 81, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1992, p. 67-69.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PEREIRA, Rinaldo Pevidor. O jogo africano mancala e o ensino de matemática em face da lei 10639/03. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2011.
SANTOS, C. F. O “aprender a aprender” na formação de professores do campo. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.
SARMENTO, Dirléia Fanfa. A teoria histórico-cultural de L. S Vygotsky. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas, Autores Associados, 2011. p. 11-21.
SCALCON, Suze. À procura da unidade psicopedagógica: articulando a psicologia histórico-cultural com a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Editores Associados, 2002.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Construindo conceitos no ensino de história: "a captura lógica" da realidade social. Hist. Ensino, Londrina, v. 5, p. 147-163, out. 1999.
SIMAN, Lana Mara Castro. A temporalidade histórica como categoria central do pensamento histórico: desafios para o ensino e a aprendizagem. In: ROSSI, Vera Lúcia de; ZAMBONI, Ernesta (Org). Quanto tempo o tempo tem! 2. ed. Campinas: Alínea editora, 2005. p. 109-144.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Programa da disciplina Estágio Supervisionado em História III. Vitória, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Programa da disciplina História: conteúdo e metodologia. Vitória, 2019.
VAZ, José Murilo Calixto et al. Material didático para ensino de Biologia: possibilidades de inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-24, 2012.
VICTOR, Sônia Lopes. As contribuições da abordagem histórico-cultural para pesquisas sobre inclusão da criança com deficiência no contexto da escola de educação infantil. In: BAPTISTA, C.R. (Org.). Caiado, K.R.M. Jesus, D.M. et al. Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.
VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. Obras Escogidas Tomo V. Fundamentos de defectología. Madrid: Visor Distribuciones S.A., 1997.
VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________