Educação personalizada baseada nas definições de professores brasileiros: uma análise bibliométrica usando o IRAMUTEQ
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484120Palavras-chave:
Educação personalizada, IRAMUTEQ, Classificação hierárquica descendenteResumo
Na literatura internacional existem diferentes definições sobre a educação personalizada (EP) que podem levar a distintas ações na prática docente. No Brasil, a EP ainda não é totalmente conhecida e compreendida pelos atores que atuam na educação básica/superior. Desse modo, esta pesquisa emerge da necessidade de se compreender a EP através do olhar docente. Para isso, investiga-se a compreensão de alguns professores brasileiros de diferentes níveis de ensino sobre suas concepções de EP, utilizando-se da análise hierárquica descendente no software IRAMUTEQ. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, sendo definida como uma pesquisa descritiva. A metodologia foi dividida em quatro etapas, contando a com a utilização de questionário e entrevista semiestrururada. Os atores sociais da pequisa foram 107 professores de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal que responderam ao questionário, sendo 12 que se voluntariaram para participar da entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram, por meio da análise hierárquica descendente, as concepções dos professores da definição de educação personalizada através de seus discursos. Foram identificados nove discursos nas respostas do questionário e três discursos extraídos das entrevistas. Os dados revelam o não conhecimento sobre a educação personalizada e seus sinônimos, a nível de pesquisa e de definição, sendo confundida com a educação individualizada. Em síntese, para os professores, a educação personalizada é uma proposta que leva em consideração as características e necessidades individuais dos estudantes, sendo o público-alvo um estudante ou um grupo de estudantes.
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