A abordagem temática e a educação do campo

Tatiani Maria Schneider, Cristiane Muenchen

Resumo


No presente trabalho tem-se como objetivo investigar, nas produções da área do Ensino de Física e de Ciências, a articulação entre os pressupostos da Abordagem Temática (AT) e o contexto da Educação do Campo. Analisou-se, a partir da Análise Textual Discursiva, setenta e seis trabalhos oriundos de eventos e periódicos da área do Ensino de Física e cinco trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Desta apreciação emergiu a categoria “Articulação entre a perspectiva da Abordagem Temática e a Educação do Campo”. A pesquisa realizada aponta que os trabalhos sobre a Abordagem Temática da área do Ensino de Física não estabelecem relações com a Educação do Campo. Além disso, no Ensino de Ciências também há uma carência de estudos neste viés. Sinaliza-se, assim, a necessidade de ampliar as pesquisas sobre a articulação entre a perspectiva da AT e a Educação do Campo, tendo em vista que esta pode contribuir na construção dos currículos das escolas do campo

Palavras-chave


Abordagem Temática; Educação do Campo

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ARAÚJO, Laís Baldissarelli de. Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículo. 2015. 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015, 150 p.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (orgs.) Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referências para uma política nacional de Educação do Campo: Caderno de Subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004. p. 48.

BRICK, Elizandro Maurício. Paulo Freire: interfaces entre Ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna (org.) Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014.

BRICK, Elizandro Maurício et al; CAMPOS, Raul Isaias; NETO, F. F. S.; DELIZOICOV, Demétrico. Educação do campo nas pesquisas em ensino de ciências: um olhar para o ENPEC, SNEF e EPEF. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 16. Anais [...] Natal/RN, 2016.

CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p.87-133.

CALDART, Roseli Salete . Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004. p.10-31.

CARDOSO, Lívia de Rezende; ARAÚJO, Maria Inês de Oliveira. Currículo de ciências: professores e escolas do campo. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14. n.02, ago-nov, 2012.

CENTA, Fernanda Gall. “Arroio Cadena: cartão postal de Santa Maria?”:

possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da abordagem temática. 2015. 203 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015, 203 p.

CENTA, Fernanda Gall; SCHNEIDER, Tatiana Maria; MAGOGA, Thiago Flores; MUENCHEN, Cristiane. Práticas Educativas Baseadas na Abordagem Temática: uma Análise dos Trabalhos no XIII e XX SNEFs. In.: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - SNEF, 21. Anais [...] Uberlândia/MG, 2015.

CUNHA M. B. M, SILVA. J. L. P. B.; MORADILLO, E. F. Pedagogia histórico-crítica e sistema de complexos temáticos: buscando convergências no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9. Anais [...] Águas de Lindoia/SP, 2013.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretrizes de uma Caminhada In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p.133-147.

FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Primeira Conferência Nacional “Por uma educação básica do campo”. In: ARROYO, M. G.; CALDART, Roseli Salete.; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. P.87-133.

FERNANDES, Carolina dos Santos; STUANI, Geovana Mulinari. A temática dos Agrotóxicos no Ensino de Ciências: as compreensões de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9. Anais [...] Águas de Lindoia/SP, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIACOMINI, Alexandre. Intervenções curriculares na perspectiva da Abordagem Temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS. 2014. 148 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014, 148 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALMENSCHALGER, Karine Raquel. Abordagem Temática no Ensino de Ciências: Algumas Possibilidades. Vivências: Revista Eletrônica de extensão da URI. v.7, n. 13, p. 10-21, Outubro/2011.

LINDEMANN, Renata Hernandez. Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições do referencial freireano de educação. 2010. 339 p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2010, 339 p.

LINDEMANN, Renata Hernandez; MARQUES, Carlos Alberto. Contextualização e educação ambiental no ensino de química: implicações na educação do campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7. Anais [...] Florianópolis/SC, 2009.

MAGOGA, Thiago Flores et al. Uma Análise das Práticas Educativas Baseadas na Abordagem Temática nas Atas dos ENPECs. In.: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2014, Rio Grande/RS. Anais [...] São Leopoldo: Casa Leira, v.3, 2014.

MOLINA, Mônica Castagna. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015. Editora UFPR.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9; n. 2; p. 191-211; 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.

MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MUENCHEN, Cristiane. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA. Santa Maria: PPGE/CE/UFSM, 2006. 129 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006, 129 p.

NOVAIS, E. S. P. Contribuições da abordagem temática freireana para o ensino de ciências de uma escola do campo de Iguaí/BA. 2015. p. 144. Dissertação (de Mestrado em Educação em Ciências) -. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015, 144 p.

PIERSON, Alice Helena Campos. O cotidiano e a busca do sentido para o ensino de Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

RIBEIRO, M. Trabalho e educação: reflexões sobre a formação de professores para a escola do campo. In: ANDREOLA, B. A. et al. (Orgs.) Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. Ijuí: Unijuí, 2010.

RIBEIRO, M. A perspectiva freireana de formação na práxis da educação popular crítica. In: SILVA, Antônio F. G. A busca do tema gerador na práxis da educação popular: metodologia e sistematização de experiências coletivas populares. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007. p.13-26.

SILVA, A. F.; et al. A produção leiteira em Passos Maia como tema gerador de um projeto comunitário. In: Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS, 2. Anais [...] Santa Maria/RS, 2014.

STUANI, Geovana Mulinari; FERNANDES, Carolina dos Santos; YAMAZAKI, Regiani Magalhães. As potencialidades da abordagem temática na formação de educadores do campo e indígenas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10. Anais [...] Águas de Lindoia/SP, 2015.

VENÂNCIO, Jucelia Marize Pio; LIMA, Maria Emilia Caixêta de Castro. Formação de professores de ciências nas licenciaturas em educação do campo: uma experiência da faculdade de educação da UFMG. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7. Anais [...] Florianópolis/SC, 2009.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984644429026

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar