Educação Ambiental no ensino superior: um estudo de caso na Engenharia Ambiental e Sanitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468758

Palavras-chave:

Educação em Engenharia, Educação para a cidadania, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Resumo

O artigo discute a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida no processo formativo e implementada nas práticas profissionais no campo da Engenharia Ambiental e Sanitária. A proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de dois movimentos: a pesquisa documental e o estudo de caso. A pesquisa documental foi realizada nos ordenamentos institucionais de uma universidade pública da região sul do país e, na sua especificidade, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. No estudo de caso, a coleta de dados e informações foi realizada por meio da aplicação de questionários com os egressos do referido curso, e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Apesar de algumas importantes iniciativas, os resultados indicam que a forma como a Educação Ambiental está sendo discutida durante o processo formativo, em grande medida, não possibilita que os profissionais implementem ações no âmbito da participação ativa da sociedade na prevenção e resolução dos problemas socioambientais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Kroth, Federal University of Fronteira Sul

Estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

Leandro Bordin, Federal University of Fronteira Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG/2000), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2003) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018). No ensino atua em disciplinas de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) Materiais de construção, Técnicas construtivas e Estatística. É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia no âmbito da educação tecnológica e, especialmente, da educação em Engenharia. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (GEPECMaT).

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

Kroth, A. C., & Bordin, L. (2023). Educação Ambiental no ensino superior: um estudo de caso na Engenharia Ambiental e Sanitária. Educação, 48(1), e109/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644468758