Diagnóstico Socioambiental dos Setores de uma Instituição Pública de Educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484114Palavras-chave:
Diagnóstico socioambiental, Instituição de ensino, Educação ambientalResumo
A educação ambiental nas instituições de ensino, assim como nas demais instituições, pode promover a formação de cidadania, pois proporciona espaços de debates e aprendizagens sobre preservação, conservação e cuidado com o meio ambiente, que contribuem para a sensibilização sobre essas questões. Portanto, de acordo com a importância e necessidade de trabalhar com a educação ambiental nas instituições de ensino, busca-se conhecer os aspectos socioambientais e realizar um diagnóstico de como é abordada a sustentabilidade no Instituto Federal Farroupilha campus São Borja/RS. A pesquisa é qualitativa e de campo e envolveu os setores da área do ensino e da área administrativa da referida Instituição. Aplicaram-se questionários, por meio do Google Forms, envolvendo os aspectos: levantamento do consumo de recursos naturais; principais bens adquiridos e contratados; obras realizadas; práticas ambientais já adotadas, principalmente com relação ao descarte de resíduos; e necessidades de capacitação. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa. Dessa forma, identificou-se, em relação à utilização de recursos naturais, uma redução no consumo de folhas de papel, o que pode estar relacionado aos novos hábitos aprendidos durante o ensino remoto. Embora a Instituição desenvolva ações socioambientais, há setores que ainda não realizam o descarte correto dos resíduos e isso demonstra a necessidade de maior sensibilização na área de Educação Ambiental. Com isso, verificou-se a urgência de formação para os servidores, assim como para os gestores, para que possam incentivar os diferentes setores e a comunidade acadêmica sobre essas práticas.
Referências
BARBOSA, Giovani; OLIVEIRA, Caroline Terra de. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, Rio Grande-RS, 37(1), 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11000 Acesso em 13 jun. 2023.
BATTESTIN, Claudia; GHIGGI, Gomercindo. O que a filosofia tem a ver com a educação ambiental? Reflexões filosóficas. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 3, n.º 3, 2011.
BRASIL. Lei nº 6.3938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e da outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm Acesso em 08 dez 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 08 dez 2023.
BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 11 abr.2021.
BRASIL. Resolução CONAMA n.º 275, de 25 de abril de 2001. Disponível em: http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=291. Acesso em: 28 jan. 2023.
BRASIL. Decreto n.º 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei n.º 795 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm. Acesso em: 11 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.
BRASIL. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução n.º 2, de 15 de junho de 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 06 dez. 2022.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Instrução Normativa n.º 10, de 12 de novembro de 2012b. Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável. Disponível em: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/instrucoes-normativas/instrucao-normativa-no-10-de-12-de-novembro-de-2012. Acesso em: 10 jan. 2023.
BRASIL. Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Manual de licitações sustentáveis da Justiça Federal da 3ª Região. São Paulo: Tribunal Regional Federal da 3ª Região, 2016. Disponível em: https://www.trf3.jus.br/documentos/adeg/Socioambiental/PLS/Manual_de_Licitacoes_Sustentaveis-diagramado.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Gestão socioambiental nas escolas públicas: A3P / Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis. Brasília, DF: MMA, 2017. Disponível em https://portal.ifro.edu.br/component/phocadownload/category/1049-sustentabilidade?download=5015:escola. Acesso em: 28 mar. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 16 mar. 2021.
BRASIL. Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório. Editado por Tereza Moreira e Rita Silvana Santana dos Santos. –Brasília: UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375076?posInSet=1&queryId=632a561b-0b6c-4a0e-8b65-c44ce12da56c. Acesso em: 10 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.º 06, de 08 de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE. Disponível em https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/13511-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-6,-de-08-de-maio-de-2020. Acesso em: 11 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021. Dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública. Brasília: 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14129.htm Acesso em: 16 mar. 2023.
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. 22 ed. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 2001.
CLIMA e condições meteorológicas médias em São Borja no ano todo. 2022. Disponível em: https://pt.weatherspark.com/y/29252/Clima-caracter%C3%ADstico-em-S%C3%A3o-Borja-Brasil-durante-o-ano. Acesso em: 6 jan. 2022.
DIAS, Genibaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 3ª ed. São Paulo: Gaia, 1994.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, Alan Werrlly. Placas fotovoltaicas um estudo avaliativo dos impactos ambientais e econômico no ifpb–Campus Guarabira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial), Instituto Federal Paraíba, Guarabira, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1993. Acesso em: 25 jan. 2023.
IFFAR. Instituto Federal Farroupilha. Resolução n.º 072/2018, de 30 de outubro de 2018. 2018. Disponível em https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=182127&key=f379307c04fcba96e376970c3f9346a8. Acesso em: 29 dez. 2022.
IFFAR. Instituto Federal Farroupilha. Regulamento das atividades do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA). Resolução CONSUP n.º 28/2020. 2020. Disponível em: https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=540749&key=78f0e76fc1fa6e63808aedb4b33bff34. Acesso em: 27 de jan. 2021.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011
LEFF, Enrique et al. A complexidade ambiental. Trad. Eliete Wolff, São Paulo: Cortez, 2003.
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Trad. Sandra Valenzuela; revisão técnica Paulo Freire Vieira. 4ªed. Revista São Paulo: Cortez, 2011.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. Coletânea de melhores práticas de gestão do gasto público. 3ª ed., Brasília, 2012. Disponível em: https://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2013/03/coletanea_de_melhores_praticas_de_gestao_do_gasto_publico.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
NUGEA. Canal do núcleo de gestão e educação ambiental do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/@nugeaiffarsaoborja523/streams. Acesso em: 27 maio 2023.
OLIVEIRA, Chrizian Karoline; SAHEB, Daniele; RODRIGUES, Daniela Gureski. A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário. Educação, Santa Maria-RS, 45(1), 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33540 Acesso em 13 jun.2023.
PEREIRA, Sallya Oliveira. A importância dos sistemas SIGA e SEI. Arquivo Nacional, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/entrevista-sallya. Acesso em: 29 dez. 2022.
RAMOS, Elisabeth Christmann. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar, Curitiba, n. 18, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NhDhdgkXcnwdzbLwmmz9T4y/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 dez. 2022.
SANTOS, Lana Macina dos; BLANCO, Bruno Baptista. Custo e benefício de painéis fotovoltaicos em residências no Rio de Janeiro. Revista Tecnológica da Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2022. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/TEC-USU/article/view/2145/1501. Acesso em: 25 jan. 2023.
SANTOS, Talía Simões dos; BATISTA, Marília Carone; POZZA, Simone Andréa; ROSSI, Luciana Savoi. Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro – RJ, v.20, n.4, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/gZgg9y4kV5RrgK8Mv6J9YNh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jan. 2022.
SILVA, Renato Cader da; BARKI, Teresa Villac Pinheiro. Compras públicas compartilhadas: a prática das licitações sustentáveis. Revista do Serviço Público. Brasília-DF, v. 63, n.º 02, 2012. Disponível: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1817. Acesso em: 12 jan. 2023.
SILVA, Luzilene Souza; ASSUNÇÃO, Ronaldo Furtado de; SOBRINHO, Demetrius Clemente da Rocha; FREITAS, Ericka da Silva; ASSUNÇÃO, Welton Raiol de. Avaliação de custo benefício da utilização de energia fotovoltaica. RCT-Revista de Ciência e Tecnologia, Boa Vista /RR, v. 5, n. 9, 2019. DOI: https://doi.org/10.18227/rct.v5i9.5405. Disponível em: http://revista.ufrr.br/rct/article/view/5405/2776. Acesso em: 25 jan. 2023.
SILVA, Gabriel de Souza; PENHA, Leandro Santana da. SANTOS, Wemerson Carvalho dos. Produção de painéis fotovoltaicos: avaliação dos impactos causados, resíduos gerados e a importância do descarte correto. Rede de ensino Doctum, Guanabara-ES, 2021. Disponível em: https://dspace.doctum.edu.br/bitstream/123456789/4050/2/PRODU%c3%87%c3%83O%20DE%20PAIN%c3%89IS%20FOTOVOLTAICOS.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
SOLUCIONAR a poluição plástica: transparência e responsabilização. WWF, 2019. Disponível em: https://jornalismosocioambiental.files.wordpress.com/2019/03/plastic_report_02-2019.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
TAUCHEN, Joel; BRANDLI, Luciana Londero. A gestão ambiental em Instituições de Ensino Superior: modelo para implementação em campus universitário. Gestão & Produção. São Carlos, v. 13, n. 3, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/FPS4f4wWJHxPRpw4BcW33Gx/?lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________