Diagnóstico Socioambiental dos Setores de uma Instituição Pública de Educação

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644484114

Mots-clés :

Diagnóstico socioambiental, Instituição de ensino, Educação ambiental

Résumé

A educação ambiental nas instituições de ensino, assim como nas demais instituições, pode promover a formação de cidadania, pois proporciona espaços de debates e aprendizagens sobre preservação, conservação e cuidado com o meio ambiente, que contribuem para a sensibilização sobre essas questões. Portanto, de acordo com a importância e necessidade de trabalhar com a educação ambiental nas instituições de ensino, busca-se conhecer os aspectos socioambientais e realizar um diagnóstico de como é abordada a sustentabilidade no Instituto Federal Farroupilha campus São Borja/RS.  A pesquisa é qualitativa e de campo e envolveu os setores da área do ensino e da área administrativa da referida Instituição. Aplicaram-se questionários, por meio do Google Forms, envolvendo os aspectos: levantamento do consumo de recursos naturais; principais bens adquiridos e contratados; obras realizadas; práticas ambientais já adotadas, principalmente com relação ao descarte de resíduos; e necessidades de capacitação. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa. Dessa forma, identificou-se, em relação à utilização de recursos naturais, uma redução no consumo de folhas de papel, o que pode estar relacionado aos novos hábitos aprendidos durante o ensino remoto. Embora a Instituição desenvolva ações socioambientais, há setores que ainda não realizam o descarte correto dos resíduos e isso demonstra a necessidade de maior sensibilização na área de Educação Ambiental. Com isso, verificou-se a urgência de formação para os servidores, assim como para os gestores, para que possam incentivar os diferentes setores e a comunidade acadêmica sobre essas práticas.

Bibliographies de l'auteur-e

Caroline Côrtes Lacerda, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI campus Santiago (2007), especialista em Psicopedagogia pela URI Campus Santiago (2009); Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2017); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2013). Doutora em Educação e Ciências: Química da vida e saúde -UFSM (2018). Tem experiência na área de Educação com ênfase em processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, currículo escolar, formação continuada de professores, ciência tecnologia e sociedade (CTS); educação ambiental. Atua como Pedagoga no Instituto Federal. Farroupilha

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Leciona as disciplinas de Hidráulica no curso de Engenharia Florestal, Recursos Hídricos no curso de Agronomia. Atua também no Curso de Especialização em Educação Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Helena Floriano Bloss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Física pelo Instituto Federal Farroupilha (2021). Cursou especialização em ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Ao lindo da formação participou de diversos cursos de pesquisa, ensino e extensão, bem como de eventos científicos como ouvinte, palestrante, oficineira e organizadora.

Michele Barros de Deus Chuquel da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus São Lourenço do Sul, RS, Brasil. Mestranda em Ciências Ambientais, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET e do projeto de pesquisa Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação de Impactos Socioambientais - PARMIS, ambos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus São Lourenço do Sul/RS. Atualmente bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES.

Juliana de Magalhães Bandeira, Instituto Federal Farroupilha

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (Modalidade Meio Ambiente) pela Universidade Federal de Pelotas (2004), Mestre em Fisiologia Vegetal (2007) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Ciências (2010) pela UFPel. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Botânica da UFPel de dezembro de 2010 a julho de 2014, atuando como Professora Colaboradora para os cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Agrícola, além de desenvolver pesquisas relacionadas com estresse ambiental em sementes e plântulas de diversas culturas. Docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus São Borja/RS, desde agosto de 2014, atuando nas áreas de Biologia Geral para os três anos do ensino médio integrado e para o PROEJA, além de ministrar aulas no ensino superior de Gestão Ambiental (Sistemas de Informação), Recursos Naturais Aplicados ao Turismo (Gestão de Turismo), Tópicos em Biologia (Licenciatura em Física) e Gastronomia Alternativa e Sustentabilidade (Gastronomia).

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Publié-e

2024-08-19

Comment citer

Lacerda, C. C., Nishijima, T., Bloss, H. F., Silva, M. B. de D. C. da, & Bandeira, J. de M. (2024). Diagnóstico Socioambiental dos Setores de uma Instituição Pública de Educação. Educação, 49(1), e120/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644484114