Social and Environmental Diagnosis of the Sectors of a Public Education Institution

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484114

Keywords:

Socio environmental diagnosis, Educational institution, Environmental education

Abstract

Environmental education in teaching institutions, as well as in other institutions, can promote citizenship training, as it provides spaces for debates and learning about preservation, conservation and care for the environment that help raise awareness of these issues. Therefore, according to the importance and need to work with environmental education in educational institutions, we aim to know the socio-environmental aspects and carry out a diagnosis of how sustainability is approached at the Instituto Federal Farroupilha campus São Borja/RS. The research is qualitative and was carried out in the sectors of the teaching area and the administrative area of ​​the aforementioned Institution. Questionnaires were applied through Google Forms, involving the following aspects: survey of the consumption of natural resources; main assets acquired and contracted; completed works; environmental practices already adopted, mainly with regard to waste disposal; and training needs. Data were tabulated and analyzed qualitatively. Regarding the use of natural resources, a reduction in the consumption of sheets of paper was identified, which may be related to the new habits learned during remote teaching. Although the Institution develops socio-environmental actions, there are sectors that still do not carry out the correct disposal of waste, and this demonstrates the need for awareness in the area of ​​Environmental Education, with this, there was an urgent need for training for servers as well as for managers, so that they can encourage sectors and the academic community about these practices.

Author Biographies

Caroline Côrtes Lacerda, Federal University of Santa Maria

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI campus Santiago (2007), especialista em Psicopedagogia pela URI Campus Santiago (2009); Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2017); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2013). Doutora em Educação e Ciências: Química da vida e saúde -UFSM (2018). Tem experiência na área de Educação com ênfase em processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, currículo escolar, formação continuada de professores, ciência tecnologia e sociedade (CTS); educação ambiental. Atua como Pedagoga no Instituto Federal. Farroupilha

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Leciona as disciplinas de Hidráulica no curso de Engenharia Florestal, Recursos Hídricos no curso de Agronomia. Atua também no Curso de Especialização em Educação Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola.

Helena Floriano Bloss, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em Física pelo Instituto Federal Farroupilha (2021). Cursou especialização em ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Ao lindo da formação participou de diversos cursos de pesquisa, ensino e extensão, bem como de eventos científicos como ouvinte, palestrante, oficineira e organizadora.

Michele Barros de Deus Chuquel da Silva, Federal University of Pelotas

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus São Lourenço do Sul, RS, Brasil. Mestranda em Ciências Ambientais, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET e do projeto de pesquisa Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação de Impactos Socioambientais - PARMIS, ambos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus São Lourenço do Sul/RS. Atualmente bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES.

Juliana de Magalhães Bandeira, Instituto Federal Farroupilha

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (Modalidade Meio Ambiente) pela Universidade Federal de Pelotas (2004), Mestre em Fisiologia Vegetal (2007) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Ciências (2010) pela UFPel. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Botânica da UFPel de dezembro de 2010 a julho de 2014, atuando como Professora Colaboradora para os cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Agrícola, além de desenvolver pesquisas relacionadas com estresse ambiental em sementes e plântulas de diversas culturas. Docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus São Borja/RS, desde agosto de 2014, atuando nas áreas de Biologia Geral para os três anos do ensino médio integrado e para o PROEJA, além de ministrar aulas no ensino superior de Gestão Ambiental (Sistemas de Informação), Recursos Naturais Aplicados ao Turismo (Gestão de Turismo), Tópicos em Biologia (Licenciatura em Física) e Gastronomia Alternativa e Sustentabilidade (Gastronomia).

References

BARBOSA, Giovani; OLIVEIRA, Caroline Terra de. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, Rio Grande-RS, 37(1), 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11000 Acesso em 13 jun. 2023.

BATTESTIN, Claudia; GHIGGI, Gomercindo. O que a filosofia tem a ver com a educação ambiental? Reflexões filosóficas. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 3, n.º 3, 2011.

BRASIL. Lei nº 6.3938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e da outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm Acesso em 08 dez 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 08 dez 2023.

BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 11 abr.2021.

BRASIL. Resolução CONAMA n.º 275, de 25 de abril de 2001. Disponível em: http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=291. Acesso em: 28 jan. 2023.

BRASIL. Decreto n.º 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei n.º 795 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm. Acesso em: 11 abr. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução n.º 2, de 15 de junho de 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 06 dez. 2022.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Instrução Normativa n.º 10, de 12 de novembro de 2012b. Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável. Disponível em: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/instrucoes-normativas/instrucao-normativa-no-10-de-12-de-novembro-de-2012. Acesso em: 10 jan. 2023.

BRASIL. Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Manual de licitações sustentáveis da Justiça Federal da 3ª Região. São Paulo: Tribunal Regional Federal da 3ª Região, 2016. Disponível em: https://www.trf3.jus.br/documentos/adeg/Socioambiental/PLS/Manual_de_Licitacoes_Sustentaveis-diagramado.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Gestão socioambiental nas escolas públicas: A3P / Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis. Brasília, DF: MMA, 2017. Disponível em https://portal.ifro.edu.br/component/phocadownload/category/1049-sustentabilidade?download=5015:escola. Acesso em: 28 mar. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 16 mar. 2021.

BRASIL. Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório. Editado por Tereza Moreira e Rita Silvana Santana dos Santos. –Brasília: UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375076?posInSet=1&queryId=632a561b-0b6c-4a0e-8b65-c44ce12da56c. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.º 06, de 08 de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE. Disponível em https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/13511-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-6,-de-08-de-maio-de-2020. Acesso em: 11 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021. Dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública. Brasília: 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14129.htm Acesso em: 16 mar. 2023.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. 22 ed. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 2001.

CLIMA e condições meteorológicas médias em São Borja no ano todo. 2022. Disponível em: https://pt.weatherspark.com/y/29252/Clima-caracter%C3%ADstico-em-S%C3%A3o-Borja-Brasil-durante-o-ano. Acesso em: 6 jan. 2022.

DIAS, Genibaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 3ª ed. São Paulo: Gaia, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Alan Werrlly. Placas fotovoltaicas um estudo avaliativo dos impactos ambientais e econômico no ifpb–Campus Guarabira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial), Instituto Federal Paraíba, Guarabira, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1993. Acesso em: 25 jan. 2023.

IFFAR. Instituto Federal Farroupilha. Resolução n.º 072/2018, de 30 de outubro de 2018. 2018. Disponível em https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=182127&key=f379307c04fcba96e376970c3f9346a8. Acesso em: 29 dez. 2022.

IFFAR. Instituto Federal Farroupilha. Regulamento das atividades do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA). Resolução CONSUP n.º 28/2020. 2020. Disponível em: https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=540749&key=78f0e76fc1fa6e63808aedb4b33bff34. Acesso em: 27 de jan. 2021.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011

LEFF, Enrique et al. A complexidade ambiental. Trad. Eliete Wolff, São Paulo: Cortez, 2003.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Trad. Sandra Valenzuela; revisão técnica Paulo Freire Vieira. 4ªed. Revista São Paulo: Cortez, 2011.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. Coletânea de melhores práticas de gestão do gasto público. 3ª ed., Brasília, 2012. Disponível em: https://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2013/03/coletanea_de_melhores_praticas_de_gestao_do_gasto_publico.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.

NUGEA. Canal do núcleo de gestão e educação ambiental do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/@nugeaiffarsaoborja523/streams. Acesso em: 27 maio 2023.

OLIVEIRA, Chrizian Karoline; SAHEB, Daniele; RODRIGUES, Daniela Gureski. A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário. Educação, Santa Maria-RS, 45(1), 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33540 Acesso em 13 jun.2023.

PEREIRA, Sallya Oliveira. A importância dos sistemas SIGA e SEI. Arquivo Nacional, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/entrevista-sallya. Acesso em: 29 dez. 2022.

RAMOS, Elisabeth Christmann. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar, Curitiba, n. 18, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NhDhdgkXcnwdzbLwmmz9T4y/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 dez. 2022.

SANTOS, Lana Macina dos; BLANCO, Bruno Baptista. Custo e benefício de painéis fotovoltaicos em residências no Rio de Janeiro. Revista Tecnológica da Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2022. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/TEC-USU/article/view/2145/1501. Acesso em: 25 jan. 2023.

SANTOS, Talía Simões dos; BATISTA, Marília Carone; POZZA, Simone Andréa; ROSSI, Luciana Savoi. Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro – RJ, v.20, n.4, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/gZgg9y4kV5RrgK8Mv6J9YNh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jan. 2022.

SILVA, Renato Cader da; BARKI, Teresa Villac Pinheiro. Compras públicas compartilhadas: a prática das licitações sustentáveis. Revista do Serviço Público. Brasília-DF, v. 63, n.º 02, 2012. Disponível: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1817. Acesso em: 12 jan. 2023.

SILVA, Luzilene Souza; ASSUNÇÃO, Ronaldo Furtado de; SOBRINHO, Demetrius Clemente da Rocha; FREITAS, Ericka da Silva; ASSUNÇÃO, Welton Raiol de. Avaliação de custo benefício da utilização de energia fotovoltaica. RCT-Revista de Ciência e Tecnologia, Boa Vista /RR, v. 5, n. 9, 2019. DOI: https://doi.org/10.18227/rct.v5i9.5405. Disponível em: http://revista.ufrr.br/rct/article/view/5405/2776. Acesso em: 25 jan. 2023.

SILVA, Gabriel de Souza; PENHA, Leandro Santana da. SANTOS, Wemerson Carvalho dos. Produção de painéis fotovoltaicos: avaliação dos impactos causados, resíduos gerados e a importância do descarte correto. Rede de ensino Doctum, Guanabara-ES, 2021. Disponível em: https://dspace.doctum.edu.br/bitstream/123456789/4050/2/PRODU%c3%87%c3%83O%20DE%20PAIN%c3%89IS%20FOTOVOLTAICOS.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

SOLUCIONAR a poluição plástica: transparência e responsabilização. WWF, 2019. Disponível em: https://jornalismosocioambiental.files.wordpress.com/2019/03/plastic_report_02-2019.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.

TAUCHEN, Joel; BRANDLI, Luciana Londero. A gestão ambiental em Instituições de Ensino Superior: modelo para implementação em campus universitário. Gestão & Produção. São Carlos, v. 13, n. 3, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/FPS4f4wWJHxPRpw4BcW33Gx/?lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2023.

Published

2024-08-19

How to Cite

Lacerda, C. C., Nishijima, T., Bloss, H. F., Silva, M. B. de D. C. da, & Bandeira, J. de M. (2024). Social and Environmental Diagnosis of the Sectors of a Public Education Institution. Education, 49(1), e120/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644484114