Formação em psicologia para atuar nas escolas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644469881

Mots-clés :

Formação em Psicologia, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Histórico-Cultural

Résumé

Esse estudo se materializa no momento da aprovação da lei que prevê a prestação de serviços de psicologia e serviço social no âmbito do ensino básico. O processo para que o projeto de lei tramitasse demorou quase duas décadas, e, agora aprovado, além de garantir a presença, precisamos aprimorar a formação dos psicólogos. Entrevistamos professores do ensino superior que trabalham como formadores em Cursos de Psicologia em quatro Instituições de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Norte.  Objetivamos investigar a formação para atuar no campo da psicologia escolar e educacional. Uma investigação qualitativa com estudo teórico e empírico balizado pela Psicologia Histórico Cultural. Os dados foram agrupados em três categorias: na categoria sobre a formação observou-se um direcionamento dos cursos para ênfases clínicas; na categoria dos principais conteúdos evidenciou-se a falta de parâmetros para formar o psicólogo escolar; e quanto aos desafios sobressaiu a urgência de ampliarmos o diálogo entre a políticas educacionais e as políticas de formação. A pesquisa suscitou necessidade de promovermos rupturas no que vem sendo produzido a fim de melhor contribuir com os processos de escolarização.

Bibliographies de l'auteur-e

Marilda Gonçalves Dias Facci, State University of Maringá

Doutora em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2003); Pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá  e professora senior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É editora da Revista Psicologia em Estudo e da Revista Psicologia Escolar e educacional, ambas com qualis A1.  Email: marildafacci@gmail.com

Endereço: Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Maringá - PR, 87020-900 - Departamento de Psicologia

Maria da Apresentação Barreto, Federal University of Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza, Doutora em Educação pela UFRN e Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora Associada II da UFRN, lotada no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Possui experiência docente no ensino superior, e como psicóloga, a área de intervenção se concentra no campo da Psicologia Escolar/Educacional. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico Cultural e desenvolve projetos de pesquisa e extensão, interligadas aos seguintes temas: docência no ensino superior, formação de psicólogos, formação docente, educação inclusiva e processos de ensino-aprendizagem. E-mail: apresentacao1@hotmail.com

Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Maringá - PR, 87020-900 - Departamento de Psicologia

Références

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A escolha na orientação profissional: contribuições da psicologia sócio-histórica. Psicol. educ., São Paulo , n. 23, p. 11-25, dez. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752006000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 abr. 2022.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], 12(2), p. 469-475, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kgkH3QxCXKNNvxpbgPwL8Sj/?lang=pt. Acesso em: 02 abr. 2022.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Psicol. Esc. Educ., Maringá, 18(2), p. 265-272, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/VKhxJwS5qgjmgCrw67mPScH/?lang=pt. Acesso em: 03 abr. 2022.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, AngeloAntonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (orgs.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico. Campinas: Autores Associados, p.171-192. 2016.

BARBOSA, Luciana Mara Tachini; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Contribuições da psicologia histórico-cultural para o ensino médio: conhecendo a adolescência. Psicol. educ., São Paulo, n. 47, p. 47-55, dez. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752018000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 abr. 2022.

BARRETO, Maria da Apresentação et al. Psicologia e formação em ênfases curriculares. Cienc. Psicol. Montevideo, v. 13, n. 1, p. 158-163, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-42212019000100158&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 03 abr. 2022.

BARROCO, Sonia Mari Shima; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a formação e atuação do psicólogo em contexto de educação inclusiva. Psicologia USP, São Paulo, 23(1), p. 111-132, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/hH46FBDCNDyFHJxRDRYHCJF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 abr. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 4119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre a formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Boletim de Psicologia, 14(44), 71-76.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.935/2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022//lei/L13935.htm. Acesso em: 01 abr. 2022.

BERTOLIN, Júlio Cesar Godoy. A mercantilização da educação superior: uma trajetória do bem público a serviço comercial. Educação & Realidade, Porto Alegre, 34(3), p. 191- 211, set. /dez, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9367. Acesso em: 04 abr. 2022.

CAMPOS, Herculano Ricardo; JUCÁ, Margareth Rose Barreto Lima. O psicólogo na escola: avaliação da formação à luz das demandas do mercado. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte (Org.), Psicologia escolar: ética e competências na formação e atuação do profissional. Campinas: Alínea. p. 37-56, 2010.

CHAGAS, Julia Chamusca e PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia escolar e gestão democrática: atuação em escolas públicas de Educação Infantil. Psicologia esc. educ. [online]. 2013, v. 17, n. 1, p.35-43. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100004. Epub 26 Jul 2013. Acesso em: 03 abr. 2022.

CHECCHIA, Ana Karina Amorim et al. (2022). Apontamentos sobre os fundamentos teórico-metodológicos de Vigotski para a atuação e a investigação da Psicologia na Educação. In: Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 6(1), p. 22-39. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64379. Acesso em: 03 abr. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - Grupo de Trabalho Formação - A formação de psicólogos: respondendo às demandas da sociedade brasileira. In: Documento do CFP sobre a formação de psicólogas e psicólogos. Brasília, DF: CFP, 2012.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução n.º 8, de 2004. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 mai. Seção 1,p. 16-17, 2004.

DANTAS, Fábio Henrique; SEIXAS, Pablo Sousa; YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. A formação em psicologia no contexto da democratização do ensino superior no Brasil. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 10, p. 76, 2019. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/30730. Acesso em: 10 maio 2022.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

Dias. ANACHE, Alexandra Ayach.; CALDAS, Roseli Fernandes Lins. (Orgs.). Por que a Psicologia na Educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização. 1. ed. Curitiba: CRV editora, 2021.

FACCI, Marilda Gonçalves, EIDT, Nádia Mara e TULESKI, Silvana Calvo. Contribuições da teoria histórico-cultural para o processo de avaliação psicoeducacional. Psicologia USP [online]. 2006, v. 17, n. 1, p. 99-124. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100008. Epub 28 Set 2010. ISSN 1678-5177. Acesso em: 03 abr. 2022.

FIRBIDA, Fabíola Batista Gomes; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Formação do psicólogo no Estado do Paraná, para atuar na escola. Psicologia esc. educ., SP, 19(1), p.173-184, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kfnkmytDYms7rkBtGSgSwTv/?lang=pt&format=pdf. Acesso em:03 de abr. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Microdados da Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua– PNAD Contínua, edição de 2018, trimestre 4 (questionário suplementar de TIC). Disponível em: https://bit.ly/2YH7Frf. Acesso em: 03 abr. 2022

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD Bogotá – Colombia, 14(2), 2015. p.55-73. Disponível em: org./10.22490/issn.2539-1887. Acesso em: 02 abr. 2022.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em aberto, 23(83), p. 39-56, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/6292. Acesso em: 03 abr. 2022.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.

MARTINS, Josy Cristine; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (2016). A transição da educação infantil para o ensino fundamental: dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados. p. 149-167, 2016.

MEIRA, Marisa Eugênio Melillo; TANAMACHI, Elenita de Rício. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação. In: Meira, Marisa Eugênio Melillo; Antunes, Mitsuko Aparecida Makino (Orgs.). Psicologia escolar: práticas críticas. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. p. 11-62, 2003.

MENDONÇA, Ana Bárbara Joaquim; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira (2019). Atividade de estudo e sentido pessoal: uma revisão teórica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], 2(3), p. 780–800, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/47450. Acesso em: 01 abr. 2022.

MOURA, Fabrício Rodrigues de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. Psicologia esc. educ, 20, p. 503-514, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/dT7xSFQXYrzrdJzXDGnbRfc/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

NEGREIROS, Fausto; FERREIRA, Bruno de Oliveira. Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? 1. ed. São Paulo/SP: Pimenta Cultural. v. 1. 2021.

OLIVEIRA, Glaucia Rodrigues da Silva. O atendimento psicoeducacional realizado por psicólogas (os) escolares às crianças com dificuldades no processo de escolarização: uma proposta a partir da psicologia histórico-cultural. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2020.

PATTO, Maria Helena de Souza. Psicologia e Ideologia: uma introdução crítica à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.

PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

PASQUALINI, Mariana. Guimarães; SOUZA, Marilene Proença Rebello de Souza; LIMA, Cárita Portilho de. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. Psicologia esc. educ [online]. 2013, v. 17, n. 1, pp. 15-24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100002. Acesso em: 12 maio 2022.

RECHTMAN, Raizel; BOCK, Ana Mercês Bahia. Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos para Atuação Profissional. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2019, v. 35, e3551. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e3551. Acesso em: 12 maio 2022.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 4. ed. Campinas: Cortez – Autores Associados, 1994.

SOUSA, Kairon Pereira de Araújo. Perspectivas críticas em Psicologia Escolar. Rev. NUFEN, Belém, 12(2), p. 205-210, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02resenha41. Acesso em: 03 abr. 2022.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. (2009). Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicol. esc. educ. (Impr.) [online], 13(1), 179-182. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021. Acesso em: 03 abr. 2022.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de et al. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicol. educ., São Paulo, n. 38, p. 123-138, jun. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 maio 2022.

SOUZA, Marilene Proença Rebello;RAMOS, Christiane Jacqueline Magaly; LIMA, CáritaPortilho; BARBOSA, Debora Rosário; CALADO, Vania Aparecida; YAMAMOTO, Katia. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicol. educ., São Paulo, n. 38, p. 123-138, jun. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 maio 2022.

SPERANCETTA, Andressa. A atuação da (o) Psicóloga (o) no contexto escolar. In:MÄDER, BrunoJardini (org.) Psicologia escolar/educacional: ações e debates em psicologia escolar/educacional – Curitiba: CRP-PR, p. 43-51, 2016

TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. Maringá: Eduem, 2008.

VIEIRA, Ana Paula Alves; LEAL, Zaira Fátima de Rezende Gonzalez, SOLOVIEVA, Yulia. A avaliação do desenvolvimento a partir da psicologia histórico-cultural: enfrentando a patologização. In: FACCI, Marilda Gonçalves Dias; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Orgs.) Avaliação psicológica e escolarização: contribuições da psicologia histórico. Teresina, PI: EDUFPI. p..179-214. 2019.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Tomo III. Historiadeldesarrollo de las funciones psíquicas superiores. 1931. Disponível em: http://www.taringa.net/perfil/vygotsky. Acesso em: 05 fev. 2022.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Leontiev, Alexis Nikolaevich et al. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.

YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; SPINELLI, Sandra Maria de Araujo; CARVALHO, Denis. O psicólogo escolar em Natal: em busca de uma identidade profissional. Psicologia:reflexão e crítica, 2, 13-26, 1996. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/psi-795. Acesso em: 12 maio 2022.

Publié-e

2023-08-31

Comment citer

Facci, M. G. D., & Barreto, M. da A. (2023). Formação em psicologia para atuar nas escolas. Educação, 48(1), e96/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644469881

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.