Inserção de haitianos na Educação Básica em Mato Grosso: percepção de gestores, professores e estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466500Palavras-chave:
Imigração haitiana, Educação brasileira, Psicologia escolar e educacional.Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa, de caráter qualitativo, realizada por meio do Programa de Iniciação Científica. O objetivo foi analisar o processo de escolarização de alunos haitianos na cidade de Cuiabá, visando a compreensão dos processos de inserção e adaptação desse público nas escolas de ensino fundamental, assim como apontar as maiores dificuldades e elementos facilitadores nas relações dos haitianos com os profissionais e demais estudantes no ensino brasileiro. Utilizou-se como dados para análise entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, alunos haitianos e brasileiros de três escolas públicas de ensino fundamental de Cuiabá. Efetuou-se uma análise de conteúdo, a partir da definição de núcleos de sentido e da organização de temas para análise, sendo todo o processo norteado pela teoria Histórico Cultural e por uma revisão bibliográfica que englobou artigos, livros, dissertações e teses. Os resultados apontam que as dificuldades enfrentadas concernem ao aprendizado da Língua Portuguesa, medo do desconhecido, racismo e xenofobia, fatores desencadeadores de outras dificuldades acadêmicas. Evidencia-se, o esforço dos docentes em acolher os haitianos, que recorrentemente envolve ações despadronizadas dentro da própria instituição de ensino devido à falta de políticas públicas e formação que orientem as escolas e profissionais na recepção dos imigrantes.
Referências
AITA, Elis Bertozzi; TULESKI, Silvana Calvo. O desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural. Perspectivas em Diálogo: Revista de educação e sociedade, v. 4, n. 7 (2017), p. 97-111, 2017.
ALEXANDRE, Ivone Jesus. A presença das crianças migrantes haitianas nas escolas de Sinop/MT: o que elas visibilizam da escola?. Tese de doutorado do curso de Sociologia, São Carlos, 2019.
ANDRÉ, Bianka Pires. A diversidade dos alunos estrangeiros e seu processo de adaptação em escolas brasileiras. In: BAHIA, Joana; SANTOS, Mirian. Um olhar sobre as diferenças: a interface entre projetos educativos e migratórios. São Paulo: Oikos, 2016.
ASSUMPÇÃO, Adriana Maria; AGUIAR, Gabriela de Azevedo. “Você precisa falar português com seu filho”: Desafios para o processo de inclusão de crianças imigrantes em escolas do Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educación, v. 81, n. 1, p. 167-188, 2019.
BONI, Marina,;WELTER, Maria Preis. Neurociência cognitiva e plasticidade neural: um caminho e ser descoberto. Revista Saberes e Sabores Educacionais, v.16, n. 3, 2016, p. 4-6.
BERSANI, Humberto. Racismo estrutural e o direito à educação. Educação Em Perspectiva, v. 8, n. 3, p. 380-397, 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC. 2013.
CAMARGO, Júlio Sérgio. O papel da cultura e da linguagem no processo de humanização em contexto migratório no brasil. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade-Igarapé, v. 12, n. 1, 2019.
CASTRO, Beatriz Leite Gustmann de; BERNART, Maria de Lourdes; BAPTISTA, Camila Correa. Educação e Trabalho - Algumas reflexões sobre a imigração haitiana no Brasil. In: XI ANPED SUL - Reunião Científica da Região Sul, 2016, Curitiba. XI ANPED SUL - Reunião Científica da Região Sul. Curitiba - PR: Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2016. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/trabalhos/. Acesso em: 1 de dezembro de 2020.
COTINGUIBA, Marília Lima Pimentel; COTINGUIBA, Geraldo Castro. Imigração haitiana para o Brasil: os desafios no caminho da educação escolar. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduação em Educação-PPGE, v. 16, n. 33, p. 61-88, 2014.
CUCHE, D. A noção de cultura nas Ciências Sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002. p. 115
CUNHA, Marinaldo de Almeida. O problema do aluno imigrante: escola, cultura, inclusão. EDUCERE. Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem. ISSN, p. 2176-1396, 2015.
COSTA, Débora Amaral. On parle français à Jacarepaguá: multilinguismo e a formação de redes sociais de imigrantes haitianos no Rio de Janeiro. Anais... do V SAPPIL–Estudos de Linguagem, v. 1, n. 1, p. 157-166, 2014
DE SÁ, Patrícia Rodrigues Costa; SILVA, Filipe Rezende. Desafios à inclusão dos imigrantes haitianos na sociedade brasileira. In: Seminário Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas, 2016, São Paulo. Seminário Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas. Campinas: Nepo Unicamp, 2016. Anais eletrônicos. Disponível em: https://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/anais/migracoesInternacionais.php. Acesso em:1 de dezembro de 2020.
DIÓZ, Renê. Haitianos têm igrejas, bares e lan house em bairros de Cuiabá. G1, Cuiabá, Mato Grosso, 2 de fevereiro de 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/02/haitianos-tem-igrejas-bares-e-lan-house-em-bairros-de-cuiaba.html. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
DUTRA, Cristiane Feldmann; GAYER, Suely Marisco. A inclusão social dos imigrantes haitianos, senegaleses e ganeses no Brasil. In: Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, 2015. Anais eletrônicos. Disponível em https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/13067/2282. Acesso em: 1 de dezembro de 2020.
FRANÇA, Helson. Seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros. Seduc- MT, 29 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/5615961-seduc-proporciona-pedagogia-diferenciada-a-estudantes-estrangeiros. Acesso em 9 de março de 2021.
KRAMER, Sonia. Subsídios para diretrizes curriculares nacionais para a educação básica: diretrizes curriculares nacionais específicas para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.
LAMARE, Flavia Figueiredo de. Parâmetros nacionais de qualidade para educação infantil no processo histórico. Revista Contemporânea de Educação, 2018
LEITE, Lúcia Pereira et al. A adequação curricular como facilitadora da educação inclusiva. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, n. 32, 2011.
MAHL, Carla Lasch; CELLA, Rosenei. Os desafios para inclusão de imigrantes na Educação Básica - O ponto de partida. In: X SINCOL - Simpósio Nacional de Educação - IV Colóquio Internacional de políticas educacionais e formação de professores, 2018. Anais... Frederico Westphalen: URI, 2018.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Educação, v. 29, n. 1, p. 55-64, 2006.
GOMES, Romeu. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social. v 12. Editora Vozes, 1994. pp. 72-95.
MOREIRA, Ana Rosa Picanço; SOUZA, Tatiana Noronha de. Ambiente pedagógico en la educación infantil y la contribución de la psicología. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 229-237, 2016.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999.
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 25-45, 2010.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
REY, Fernando Luis Gonzáles. Psicologia e educação: desafios e projeções. Trabalho pedagógico: Realidade e perspectivas. Porto Alegre, Brasil: Sulina, 1999.
RODRIGUES, Beatriz; RAMOS, Tereza de Souza; RAMOS, Paula Mirana de Souza. Migração Internacional e Escolarização: A criança haitiana em Manaus. In: III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia, 2018, Manaus: Edua/Capes/ Fapeam, 2018. v. III. p. 1-1848. Anais eletrônicos. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/4248/3506. Acesso em: 1 de dezembro de 2020
ROLDÃO, Sandra Felicio; DE SOUZA, Sirlei. A inserção escolar de imigrantes haitianos na cidade de Joinville. Revista Científica Interdisciplinar INTERLOGOS, v. 6, n. 1, p. 102-116, 2020.
ROZENO, Eliana Feitosa; SIQUEIRA, Karpio Márcio de. A teoria sócio-interacionista de Vygotsky como subsídio para a aprendizagem comunicativa da língua inglesa. Revista Eletrônica da Faculdade Sente de Setembro, v. 5, n. 5, 2011.
SANTOS, Angélica Paixão dos; SANTOS, Maquézia Suzane Furtado dos; COTINGUIBA, Marília Lima Pimentel. A inserção da criança haitiana no ambiente escolar brasileiro: um estudo de caso na cidade de porto velho. In: Reunião equatorial de antropologia e reunião de antropólogos do norte e nordeste, 2015, Maceió- AL. anais reunião equatorial de antropologia, reunião de antropologia do norte e nordeste, 2015. v. 1.
SANTOS, Miriam de Oliveira; BAHIA, Joana; GOMES Charles. Aspectos socioeducativos dos processos migratórios. In. BAHIA, Joana; SANTOS, Mirian. Um olhar sobre as diferenças: a interface entre projetos educativos e migratórios. São Paulo: Oikos, 2016.
SCHLEICHER, Andreas. Helping immigrant students to succeed at school–and beyond. Paris: OCDE, 2015.
SITTA, Jennifer Thaina. Posições sociais e maternidade no percurso migratório de mulheres haitianas residentes em Cambé. Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, 2017-2018.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. brasileira. São Paulo, Martins, 1988.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Manuscrito de 1929. In: Educação & Sociedade, XXI (71), Campinas: Papirus, 2000, p. 23-44
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson L. Camargo, São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________