Inserção de haitianos na Educação Básica em Mato Grosso: percepção de gestores, professores e estudantes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466500

Parole chiave:

Imigração haitiana, Educação brasileira, Psicologia escolar e educacional.

Abstract

Este artigo é fruto de uma pesquisa, de caráter qualitativo, realizada por meio do Programa de Iniciação Científica. O objetivo foi analisar o processo de escolarização de alunos haitianos na cidade de Cuiabá, visando a compreensão dos processos de inserção e adaptação desse público nas escolas de ensino fundamental, assim como apontar as maiores dificuldades e elementos facilitadores nas relações dos haitianos com os profissionais e demais estudantes no ensino brasileiro. Utilizou-se como dados para análise entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, alunos haitianos e brasileiros de três escolas públicas de ensino fundamental de Cuiabá. Efetuou-se uma análise de conteúdo, a partir da definição de núcleos de sentido e da organização de temas para análise, sendo todo o processo norteado pela teoria Histórico Cultural e por uma revisão bibliográfica que englobou artigos, livros, dissertações e teses. Os resultados apontam que as dificuldades enfrentadas concernem ao aprendizado da Língua Portuguesa, medo do desconhecido, racismo e xenofobia, fatores desencadeadores de outras dificuldades acadêmicas. Evidencia-se, o esforço dos docentes em acolher os haitianos, que recorrentemente envolve ações despadronizadas dentro da própria instituição de ensino devido à falta de políticas públicas e formação que orientem as escolas e profissionais na recepção dos imigrantes.

Biografie autore

Natália Alves de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente do 10º semestre de Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso.

Maria Aparecida Campos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP-05/2015), mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos (02/2007), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia - (CRP/SP-2002), Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP-1991) e em Pedagogia (UNINOVE-2010), especialista em Recursos Humanos na Gestão de Negócios (USJT-1999) e Formação de Professores para o Ensino Superior (UNINOVE-2003). Atualmente professora do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (UFMT). Possui experiência profissional na área de psicologia organizacional e do trabalho e acadêmica com ensino presencial e a distância.

Jane Teresinha Domingues Cotrin, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo). Coordenadora Pedagógica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso; professora associada do Departamento de Psicologia da UFMT. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMT. Participou da gestão do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso como Conselheira e presidente da Comissão de Educação e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação de Mato Grosso.

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Pubblicato

2023-08-02

Come citare

Moraes, N. A. de, Campos, M. A., & Cotrin, J. T. D. (2023). Inserção de haitianos na Educação Básica em Mato Grosso: percepção de gestores, professores e estudantes. Educação, 48(1), e87/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644466500