O contexto da pós-graduação stricto sensu no âmbito da formação pedagógica e a formação docente em Ciências Biológicas: o que revela a produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644448410Keywords:
Teacher training, university pedagogy, State of knowledgeAbstract
Este estudo buscou mapear como a formação pedagógica em Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a formação de docentes universitários da área das Ciências Biológicas se apresentam no contexto da produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para isso, realizamos uma busca na literatura, valendo-nos dos princípios da construção de Estado de Conhecimento na perspectiva de Morosini. A mesma foi realizada a partir de trabalhos publicados na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Orientamos nossa pesquisa a partir de dois descritores de busca: “formação pedagógica em cursos de pós-graduação stricto sensu” e “formação para docência em ciências biológicas”, procuramos ainda subsidiar duas questões norteadoras. Nossos achados apontam para o reconhecimento, por parte dos docentes e/ou pesquisadores, da fragilidade da formação pedagógica para atuação no ensino superior. Na maioria dos trabalhos, é ressaltada a necessidade de articulação do conhecimento da área específica com o conhecimento pedagógico. No entanto, percebe-se também a dificuldade em superar o paradigma de que quem sabe fazer, sabe ensinar, contribuindo para a reprodução de práticas de ensino tradicionais, baseadas na lógica positivista, e para a pouca importância dada à formação pedagógica.
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