A dimensão ontológica do trabalho pedagógico na qualidade de atividade imaterial e improdutiva
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644484902Mots-clés :
Trabalho, Trabalho pedagógico, EmancipaçãoRésumé
O artigo objetiva discutir as dimensões ontológicas do trabalho pedagógico na qualidade de atividade imaterial e improdutiva, tendo em vista os elementos constitutivos do modo de produção utilizados para estabelecer novas formas de envolvimento e captura da subjetividade humana, submetidos à lógica do capital. Constitui um recorte da revisão bibliográfica decorrente de uma pesquisa desenvolvida em nível doutoral, fundamentada no materialismo histórico dialético, que funda-se no imperativo do modo de produção social da existência. Nesse recorte, ampara o seu trajeto metodológico na pesquisa bibliográfica, por meio do aprofundamento conceitual de categorias analíticas, em que elege o trabalho como categoria central de análise, para subsidiar a investigação sobre o trabalho pedagógico no contexto contemporâneo de reestruturação produtiva, a partir dos contributos marxianos e marxistas. O resultado da análise indica que o trabalho pedagógico sofre uma reificação do capital de um modo menos desumanizado quando comparado a outros tipos de trabalho imaterial, podendo contribuir com a sua lógica de produção e reprodução societal. Com efeito, conclui-se que, diante de sua singularidade e sentido ontológico, não perde a finalidade de produzir a emancipação humana, devendo evidenciar os mecanismos de dominação ideológica da sociedade burguesa.
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