A dimensão ontológica do trabalho pedagógico na qualidade de atividade imaterial e improdutiva

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644484902

Mots-clés :

Trabalho, Trabalho pedagógico, Emancipação

Résumé

O artigo objetiva discutir as dimensões ontológicas do trabalho pedagógico na qualidade de atividade imaterial e improdutiva, tendo em vista os elementos constitutivos do modo de produção utilizados para estabelecer novas formas de envolvimento e captura da subjetividade humana, submetidos à lógica do capital. Constitui um recorte da revisão bibliográfica decorrente de uma pesquisa desenvolvida em nível doutoral, fundamentada no materialismo histórico dialético, que funda-se no imperativo do modo de produção social da existência. Nesse recorte, ampara o seu trajeto metodológico na pesquisa bibliográfica, por meio do aprofundamento conceitual de categorias analíticas, em que elege o trabalho como categoria central de análise, para subsidiar a investigação sobre o trabalho pedagógico no contexto contemporâneo de reestruturação produtiva, a partir dos contributos marxianos e marxistas. O resultado da análise indica que o trabalho pedagógico sofre uma reificação do capital de um modo menos desumanizado quando comparado a outros tipos de trabalho imaterial, podendo contribuir com a sua lógica de produção e reprodução societal. Com efeito, conclui-se que, diante de sua singularidade e sentido ontológico, não perde a finalidade de produzir a emancipação humana, devendo evidenciar os mecanismos de dominação ideológica da sociedade burguesa.

Bibliographies de l'auteur-e

Luziane Said Cometti Lélis, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação na Amazônia pela EDUCANORTE/UFPA. Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica. Especialista em Educação e Informática e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Coordenadora Pedagógica na SEMEC/BELÉM e professora na SEDUC/PA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais.

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutora em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba, atuando no Curso de Pedagogia e Docente Permanente da UFPA nos Programas de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e Educação na Amazônia/EDUCANORTE. 

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Publié-e

2025-07-08

Comment citer

Lélis, L. S. C., & Hora, D. L. da. (2025). A dimensão ontológica do trabalho pedagógico na qualidade de atividade imaterial e improdutiva. Educação, 50(1), e91/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644484902

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