A dimensão ontológica do trabalho pedagógico na qualidade de atividade imaterial e improdutiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484902Palavras-chave:
Trabalho, Trabalho pedagógico, EmancipaçãoResumo
O artigo objetiva discutir as dimensões ontológicas do trabalho pedagógico na qualidade de atividade imaterial e improdutiva, tendo em vista os elementos constitutivos do modo de produção utilizados para estabelecer novas formas de envolvimento e captura da subjetividade humana, submetidos à lógica do capital. Constitui um recorte da revisão bibliográfica decorrente de uma pesquisa desenvolvida em nível doutoral, fundamentada no materialismo histórico dialético, que funda-se no imperativo do modo de produção social da existência. Nesse recorte, ampara o seu trajeto metodológico na pesquisa bibliográfica, por meio do aprofundamento conceitual de categorias analíticas, em que elege o trabalho como categoria central de análise, para subsidiar a investigação sobre o trabalho pedagógico no contexto contemporâneo de reestruturação produtiva, a partir dos contributos marxianos e marxistas. O resultado da análise indica que o trabalho pedagógico sofre uma reificação do capital de um modo menos desumanizado quando comparado a outros tipos de trabalho imaterial, podendo contribuir com a sua lógica de produção e reprodução societal. Com efeito, conclui-se que, diante de sua singularidade e sentido ontológico, não perde a finalidade de produzir a emancipação humana, devendo evidenciar os mecanismos de dominação ideológica da sociedade burguesa.
Referências
ANDERSON, Gary. Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação. RBPAE – v. 33, n. 3, p. 707-7028, set./dez. 2017.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
ANTUNES, Ricardo. A crise, o desemprego e alguns desafios atuais. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 104, p. 632-636, out./dez. 2010.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, Ricardo. Capitalismo pandêmico. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2022.
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2009.
ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.
CANÁRIO, Rui. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto editora, 2005.
FÁVERO, Altair Alberto; BECHI, Diego. A Subjetivação Capitalista enquanto Mecanismo de Precarização do Trabalho Docente na Educação Superior. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 13, 2020.
FILGUEIRAS, Vitor; CAVALCANTE, Sávio. Um novo adeus à classe trabalhadora. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Dermeval Saviani e a centralidade ontológica do trabalho na formação do “homem novo”, artífice da sociedade socialista. Interface, Botucatu, v. 21, n. 62, p. 509-19, 2017.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Ed. Loyola, 2008.
GOUVEIA, Jackeline Moraes de Assis. Trabalho material e imaterial: a ampliação da exploração na economia do conhecimento. Leituras de Economia Política, Campinas, v. 26, p. 61-76, jan./jun. 2018.
GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Trabalho imaterial, controle rizomático e subjetividade no novo paradigma tecnológico. RAE-eletrônica, São Paulo, v. 7, n. 1, Art. 4, [23 f.], 2008.
GROHMANN, Rafael. Plataforma do trabalho: características e alternativas. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Tradutor: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social v. II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico-dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. Anais da Reunião Anual da ANPED, 29, p. 1-17, 2006.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2008.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. O Capital: livro I, capítulo VI (inédito). São Paulo: Editora Ciências Humanas Ltda, 1978.
MARX, Karl; ENGELS, Friederic. A ideologia alemã. 10ª edição, São Paulo: Editora Hucitec, 1996.
MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital: Rumo a uma Teoria da Transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. 1ª edição revista. São Paulo: Boitempo, 2011.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na américa latina. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 53, p. 43-59, set./dez. 2018.
PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.
PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
PEREIRA, Lucas Monteiro; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Aproximações a uma concepção histórico-crítica de objeto do ensino de ciências naturais. Debates em educação, v.12, nº 26, jan./abr. 2020.
PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César. Trabalho digital e educação no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª.ed.rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019. (Coleção educação contemporânea)
SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da Silveira. Capitalismo Digital. Revista Ciências do Trabalho, Nº 20, out. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

