O direito à educação na perspectiva da justiça distributiva: uma análise sobre a Reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438228Palavras-chave:
Direito à educação, Ensino médio, Justiça distributivaResumo
O estudo discute o direito à educação na perspectiva da justiça distributiva preconizada por John Rawls (2017), que articula a igualdade equitativa de oportunidades ao princípio da diferença com a finalidade de possibilitar a ascensão do indivíduo em diversas funções na sociedade. Analisa a concepção de educação e justiça social subjacente à política educacional brasileira que trata do novo Ensino Médio, com foco na Lei nº 13.415/2017, aprovada durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (2016-2018), no que diz respeito à sua universalização e finalidade. Por meio da revisão da literatura, evidenciou-se que, embora baseada no princípio da igualdade enquanto direito social, a reforma do Ensino Médio no Brasil revela uma visão utilitarista de formação humana e legaliza a existência de diferentes finalidades educativas para atender aos interesses do capital. Portanto, não se constitui como distributiva e equitativa, mas como reprodutora da desigualdade social presente no projeto de manutenção do status quo.
Referências
BONINI, Adair; DRUCK, Iole de Freitas; BARRA, Eduardo Salles de Oliveira. (Org.) Direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação básica: subsídios ao currículo nacional. Curitiba: UFPR, 2018. No prelo. Disponível em: tinyurl.com/sj86t3h. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, [1988]. Disponível em: tinyurl.com/sp2ttn6. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1990]. Disponível em: tinyurl.com/qp8f48o. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, DF: Câmara dos Deputados e Senado Federal, [1996a]. Disponível em: tinyurl.com/onoz7bu. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996b]. Disponível em: tinyurl.com/rwn4j5w. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, [1997]. Disponível em: tinyurl.com/trugna7. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília: Imprensa Nacional, n. 148, p. 21, 5 ago. 1998. Disponível em: tinyurl.com/tdpwzts. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Brasília, DF: Presidência da República, [2007]. Disponível em: tinyurl.com/yaccf7dq. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro 2009. Brasília, DF: Presidência da República, [2009a]. Disponível em: tinyurl.com/v89ft99. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009. Institui o Programa Ensino Médio Inovador. Diário Oficial da União, Brasília: Imprensa Nacional, n. 195, p. 52, 13 out. [2009b]. Disponível em: tinyurl.com/rh7dhq3. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da República, Brasília: Imprensa Nacional: Seção 1, p. 10, 09 jul. [2010]. Disponível em: tinyurl.com/y7u8g3q5. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 31 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Diário Oficial da União, Brasília: Imprensa Nacional, n. 22, p. 20, 31 jan. [2012]. Disponível em: tinyurl.com/rxzenk8. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: tinyurl.com/wsrhfcb. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: tinyurl.com/uokvlhv. Acesso em: 10 jul. 2018.
BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Ações afirmativas. São Paulo: LTr, 2013.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação Básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. DOI: dx.doi.org/10.1590/S0100-15742008000200002.
DELORS, Jacques. (Org.). Educação um tesouro a descobrir educação: relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 1998.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-56.
GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. São Paulo: Editora WMF, 2008.
GOULART, Oroslinda Taranto; SAMPAIO, Carlos Eduardo. Moreno; NESPOLI, Vanessa. O desafio da universalização do ensino médio. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
MOEHLECKE, Sabrina. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 39-58, jan./abr. 2012. DOI: dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000100003
MOTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun. 2017. DOI: dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017176606
RAMOS, Marise. O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília, DF: MEC; SEMTEC, 2004. p. 37-52.
RAWLS, John. Justicia como equidade: materiales para una teoria de la justicia. Madrid: Editorial Tecnos, 2017.
ROSAS, João Cardoso. Concepções da justiça. Lisboa: Edições 70, 2011.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SILVEIRA, Denis Coitinho. Justificação pública: a função da ideia de estrutura básica da sociedade em Rawls. Kriterion, Belo Horizonte, v. 52, n. 123, p. 197-211, jun. 2011. DOI: dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2011000100011
SILVA, Monica Ribeiro da; COLONTONIO, Eloise Médice. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflexões necessárias. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, jul./set. 2014. DOI: dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800005
SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos Humanos: liberdades públicas e cidadania. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. John Rawls: a economia moral da justiça. Sociedade e Estado, Brasília, v. 26, n. 3, p. 551-563, set./dez. 2011. DOI: dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017176606
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________