Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644435041

Mots-clés :

Escola, Imagem, Arte contemporânea.

Résumé

Pensar a escola de outros modos é um dos objetivos deste artigo, que busca um modo de reafirmar a vida que pulsa na escola, especialmente diante do cenário atual de desgaste da educação. Através do texto, convida-se a pensar sobre o que se passa na escola como o espaço do instituído e o que o atravessa, impossível de ser previsto e controlado. Para tal tarefa, aposta-se nos encontros entre arte e educação, convidando a olhar para a escola pelo que é possível inventar e criar. No presente artigo, busca-se trazer à visibilidade a potência do mínimo através de cenas-imagens de escola e da parceria de produções de artistas visuais contemporâneos, como Hicham Benohoud e Luis Camnitzer. Cada um a seu modo, toma a educação como matéria-prima, colaborando para pensar as relações que envolvem arte e educação. Com esses artistas e com as cenas-imagens de escola, busca-se trazer a ideia de encontros em que a escola possa olhar para a arte como caminho para pensar as minoridades que nela convivem. Como autores de referência, destacam-se Foucault, Deleuze, Sílvio Gallo e Simon Rodríguez. A partir deste artigo, acompanhado do olhar lançado a cenas-imagens de escolas, das produções de artistas visuais e filósofos que ajudam a pensá-las, espera-se que mais pessoas se sintam tocadas ou convocadas a ouvir e sentir as coisas mínimas que, sem descanso, acontecem e podem ser percebidas por quem vive a escola por dentro. Afinal, que modos de habitar a escola somos capazes de inventar?

Bibliographies de l'auteur-e

Deborah Vier Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de Doutorado junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Su

Coordenadora Geral Escola Projeto - POA/RS

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pesquisadora e professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Arte, linguagem e currículo

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Publié-e

2020-03-29

Comment citer

Fischer, D. V., & Loponte, L. G. (2020). Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar?. Educação, 45(1), e19/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644435041

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