Estudos em Bauman: interlocuções com o cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467717

Palavras-chave:

Cinema, Modernidade líquida, Individualidade

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do filme Amor.com, tomado como representativo do capítulo Individualidade, da obra Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman. A análise foi desenvolvida como um estudo teórico, visando ser apresentada em uma disciplina ministrada no Programa de Pós-graduação em Educação (IFSul), a qual considerou alguns filmes como um recurso potencial para o ensino de tópicos atinentes à modernidade líquida, sobretudo em tempos de distanciamento social. Amor.com foi escolhido por satisfazer três importantes perspectivas teóricas, as quais são apresentadas neste artigo: poder ser considerado uma escola de vida (MORIN, 2004); favorecer uma experiência estética (NOGUEIRA, 2002) e fomentar a insurreição à cafetinagem dos tempos atuais (ROLINK, 2019). Foram utilizadas, como metodologia de análise, as análises de conteúdo e textual (PENAFRIA, 2009), por meio de fotogramas escolhidos. Como resultado da análise, percebe-se que o filme pode ser tomado como uma metáfora do capítulo de Bauman à medida que discute questões como a sociedade hiperconectada, a busca por conselheiros da vida privada, a metamorfoseação de si em produto e a necessidade de se estar sempre em movimento numa sociedade pautada pelo consumo.

Biografia do Autor

Rafael Montoito, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Graduado em Matemática (UFPel)

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (linha de pesquisa em Educação Matemática - UFRN)

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP)

Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra)

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Montoito, R. (2023). Estudos em Bauman: interlocuções com o cinema. Educação, 48(1), e70/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644467717