<b>Escritas de si (e para os outros) na docência em arte</b>
Palavras-chave:
Self-writing, Docent Formation, Art Education.Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com um grupo de docentes em arte que se reúne periodicamente na Universidade de Santa Cruz do Sul desde o ano de 2000, e que originou uma tese de doutorado em educação concluída em 2005. Focalizo aqui os caminhos analíticos da escrita que emerge desse grupo de formação docente e estudos sobre ensino de arte, baseados principalmente nas ferramentas teóricas deixadas por Michel Foucault. A continuidade deste estudo visa analisar mais detidamente a escrita docente em forma de diários e os efeitos do trabalho do grupo e de sua escrita compartilhada na própria prática pedagógica das docentes participantes do grupo e de outros docentes da região de Santa Cruz do Sul. Acredita-se que a divulgação e multiplicação do material produzido pelo grupo aponta para práticas em ensino de arte que se diferenciam das práticas pasteurizadas incentivadas por manuais e livros didáticos.Palavras-chave: Escritas de Si. Formação Docente. Ensino de Arte.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________