Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência

Autores/as

  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima
  • Gislaine A. Rodrigues da Silva Rossetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464446428

Palabras clave:

Formação Continuada de Professores, Aprendizagem Docente, Atividade Docente de Estudo, Educação Básica.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464446428

 

A formação continuada de professores constitui-se em um processo complexo e de dimensões que ultrapassam a elaboração e execução de normativas legais. Este estudo apresenta nossa compreensão sobre a atividade docente de estudo, pautada nos estudos de Isaia (2006), na formação e atuação de professores da Educação Básica e sua contribuição para os processos de aprendizagem da docência (ISAIA, 2004 e 2006; BOLZAN, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010). Nosso objetivo é identificar e compreender onde e como a atividade docente de estudo acontece na formação e atuação de professores da Educação Básica e de que forma ela contribui para a aprendizagem da docência. A partir das narrativas identificamos que os elementos da atividade docente de estudo não se articulam em sua completude nos diferentes momentos da prática pedagógica.

 

Biografía del autor/a

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima

Acadêmica do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação (2010) e Mestre em Patrimônio Cultural (2010), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Especialista em Gestão Educacional (2008), Bacharel e licenciada em Desenho e  Plástica pela (2006) ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE)- UFSM

 

Gislaine A. Rodrigues da Silva Rossetto, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação (2001) e Licenciada em Pedagogia Educação Pré-Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE) / UFSM / RS.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento da Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, líder do GPFOPE e vice-líder do GPFORMA. Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior- RIES.

Publicado

2014-06-18

Cómo citar

Baptaglin, L. A., Rossetto, G. A. R. da S., & Bolzan, D. P. V. (2014). Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência. Educación, 39(2), 415–426. https://doi.org/10.5902/198464446428

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>