O aprendizado da matemática e o uso e reflexões de materiais manipuláveis em uma atividade de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484431

Palavras-chave:

Atividade de ensino, Mediação pedagógica, Material manipulável, Aprendizado de matemática

Resumo

O presente artigo é parte de um episódio que compõe os dados de  uma dissertação de mestrado intitulada “O aprendizado da matemática no ensino fundamental: um estudo com uma turma do 2º ano”, defendida em 2014 na UEL – Universidade Estadual de Londrina e focaliza o desenvolvimento de uma atividade de ensino de matemática em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do interior do estado de São Paulo, onde tivemos por objetivo compreender o aprendizado da matemática na apropriação dos conceitos pretendidos em uma  atividade proposta, levando em conta o uso e reflexões de materiais manipuláveis como apoio na atividade. Para o trabalho nos ancoramos nos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural e seus colaboradores. Como aporte metodológico da pesquisa tomamos como referência a abordagem microgenética, que tem como característica o exame orientado para o funcionamento dos sujeitos focais, as relações intersubjetivas e as condições sociais da situação, resultando num relato minucioso dos acontecimentos. Para coleta de dados fizemos se uso de observações, videogravações e um diário de campo, para posterior transcrição dos dados. Os dados foram analisados à luz da abordagem enunciativa discursiva proposta por Volochínov.  Como resultado destacamos que a presença do material manipulável não produz, por si só, o aprendizado dos alunos. Faz-se necessário uma problematização do papel deste material no processo de ensino, do seu uso intencional e colaborativo de modo que esteja articulado à atividade mental pretendida que promova avanços na apropriação de conceitos matemáticos dos alunos.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Caetano, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014-2016), linha de pesquisa: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares. Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2008), com habilitação para Educação Infantil, Ensino Fundamental - anos iniciais, Administração Escolar na Educação Básica e Magistério das Matérias Pedagógicas no Ensino Médio. Atuou como Assessora de Coordenação Pedagógica no Departamento Municipal de Educação, atuou como diretora da creche Professora Clotildes Lopes Trevisan. Atualmente Coordenadora Pedagógica da EMEF Adhemar Palmiro. Membro do grupo de pesquisa Escola e Formação (UEL). Membro do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-Cultural (GEIPEE-thc/UNESP). Atua nas áreas de ensino, pesquisa e gestão escolar.

Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, (2005), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, (1991), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles (1983) e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, USP, (1977). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina/PR, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pòs-Graduação em Educação. É líder do grupo de Pesquisa Escola e Formação/UEL que tem como foco a formação inicial e continuada de professores/as e tem suas atividades voltadas para o estudo do contexto escolar e dos acontecimentos na sala de aula tendo em vista o ensinar e o aprender, os aspectos institucionais e as práticas sociais como condições constitutivas do educador e do educando. É também pesquisador do grupo de pesquisa Aula: trabalho docente na formação inicial/UNICAMP-SP. 

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Caetano, F. A., & Toscano, C. (2024). O aprendizado da matemática e o uso e reflexões de materiais manipuláveis em uma atividade de ensino. Educação, 49(1), e78/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644484431