A educação escolar no contexto da pandemia: entre as orientações e a realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461347

Palavras-chave:

Educação, Atividades Escolares, Pandemia

Resumo

Este ensaio propõe refletir sobre como tem sido desenvolvida a educação escolar frente às recentes alterações ocorridas no mundo do trabalho que trazem como características a flexibilização, a precarização e o adoecimento docente, questões que têm sido potencializadas frente à atual pandemia de COVID-19. Questiona: Como se deu o desenvolvimento da educação no período de isolamento social decorrente da pandemia? Que estratégias foram utilizadas para encaminhar as atividades pedagógicas junto aos estudantes? Trata-se de um assunto importante diante de um contexto político e econômico que já trazia características, anteriores à chegada da pandemia, de precarização das relações de trabalho, e do aprofundamento das desigualdades sociais e educacionais no país. Desenvolvido a partir de reflexões que tomam por base estudo bibliográfico e documental, destaca preocupações do “Monitoramento Mundial do Fechamento das Escolas devido à COVID 19”, desenvolvido pela UNESCO, assim como as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a realização de tarefas escolares frente à realidade brasileira. Ressalta que as orientações do CNE indicam a mediação tecnológica para a continuidade das atividades escolares, via desenvolvimento de práticas que impossibilitam a mediação pedagógica presencial, fundamental para vivenciar a prática social. Entende que esse processo também aprofunda a precarização do trabalho docente, assim como a formação inicial e continuada. Considera que o desenvolvimento das atividades com a qualidade suposta, apesar dos esforços das escolas e dos estudantes, não será alcançado.

Biografia do Autor

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Carolina Tavares de Mello

Graduada em Serviço Social. Especialista em Gestão Social. Mestra em Educação.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. 1ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 29 set. de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Disponível em: https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/09072020_Parecer_CNE_CP11_2020.pdf Acesso em: 29 set. 2020.

MANCEBO, Deise. Acumulação flexível e educação superior: qual formação e para que força de trabalho? In: VALE, Andréa Araújo do; PEREIRA, Larissa Dahmer (Org.). O ensino a distância na formação em serviço social: análise de uma década. 1 ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2019.

NASCIMENTO, Elaine. A pandemia tem cor e gênero, diz Elaine Nascimento sobre as desigualdades no Brasil da Covid-19. [Entrevista concedida a] Ana Claudia Peres. A pandemia tem cor e gênero, diz Elaine Nascimento sobre as desigualdades no Brasil da Covid-19, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, junho, 2020. Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/49154. Acesso em: 16 ago. 2020.

SAVIANI, D. O Conceito Dialético de Mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/download/12463/9500

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R.M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769

SÍNTESE de indicadores sociais: extrema pobreza atinge 13,5 milhões de pessoas e chega ao maior nível em 7 anos. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25882-extrema-pobreza-atinge-13-5-milhoes-de-pessoas-e-chega-ao-maior-nivel-em-7-anos. Acesso em: 15/08/2020.

IMPACTO da Covid-19 na educação. Monitoramento mundial do fechamento de escolas devido à COVID-19. UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em 06 de out. 2020.

CONSEQUÊNCIAS adversas do fechamento das escolas. Mais sobre a resposta educacional da UNESCO frente à COVID-19. UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences Acesso em 06 de out. 2020.

VALE, Andréa Araújo do; PEREIRA, Larissa Dahmer (Org.). O ensino a distância na formação em serviço social: análise de uma década. 1 ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2019.

EDUCAÇÃO e Coronavírus: CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia Acesso em 25 de set. 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Czernisz, E. C. da S., & Mello, A. C. T. de. (2022). A educação escolar no contexto da pandemia: entre as orientações e a realidade. Educação, 47(1), e75/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644461347

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.