Longevidade escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469750

Palavras-chave:

Longevidade Escolar, Camadas Populares, Pós-graduação stricto sensu

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa desenvolvida no campo da Sociologia da Educação e que teve como objetivo principal investigar as trajetórias escolares de estudantes oriundos de camadas populares matriculados em programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de camadas populares. Pode-se concluir com base nos dados obtidos e respaldando-se na teoria, que de um modo geral, o envolvimento das famílias com a escolarização dos estudantes investigados se deu de modo heterogêneo e sem um projeto escolar intencional; as trajetórias escolares dos cinco estudantes de camadas populares, perpassadas por mobilizações familiares e individuais, evidenciaram que os estudantes vivenciaram a condição de bons alunos na educação básica e na universidade,  gostavam da escola e tinham bons resultados escolares; e construíram variadas estratégias de escolarização de curto prazo que, associadas, possibilitaram um percurso de longevidade escolar e o acesso aos níveis mais altos da escolarização, ingressando no mestrado acadêmico. Além disso é importante mencionar a relevância das recentes políticas públicas de democratização da universidade, especificamente das Ações Afirmativas que permitiram que esses estudantes vivenciassem a vida universitária, permanecessem no Ensino Superior, primeiramente na graduação e, posteriormente, na pós-graduação stricto sensu.

Biografia do Autor

Elaine Gonçalo Bento, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Pós-graduada em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal Minas Gerais -Campus Avançado Arcos (IFMG-Arcos). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE/UFOP) e do Grupo de pesquisa Estratégias Didático-Pedagógicas Voltadas ao Estudante-Trabalhador (EDIPET/IF Sudeste MG).

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-Minas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE/UFOP).

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Bento, E. G., & Nogueira, M. de O. e. (2024). Longevidade escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu. Educação, 49(1), e4/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644469750