Longevidade escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644469750Mots-clés :
Longevidade Escolar, Camadas Populares, Pós-graduação stricto sensuRésumé
Este artigo traz resultados de uma pesquisa desenvolvida no campo da Sociologia da Educação e que teve como objetivo principal investigar as trajetórias escolares de estudantes oriundos de camadas populares matriculados em programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de camadas populares. Pode-se concluir com base nos dados obtidos e respaldando-se na teoria, que de um modo geral, o envolvimento das famílias com a escolarização dos estudantes investigados se deu de modo heterogêneo e sem um projeto escolar intencional; as trajetórias escolares dos cinco estudantes de camadas populares, perpassadas por mobilizações familiares e individuais, evidenciaram que os estudantes vivenciaram a condição de bons alunos na educação básica e na universidade, gostavam da escola e tinham bons resultados escolares; e construíram variadas estratégias de escolarização de curto prazo que, associadas, possibilitaram um percurso de longevidade escolar e o acesso aos níveis mais altos da escolarização, ingressando no mestrado acadêmico. Além disso é importante mencionar a relevância das recentes políticas públicas de democratização da universidade, especificamente das Ações Afirmativas que permitiram que esses estudantes vivenciassem a vida universitária, permanecessem no Ensino Superior, primeiramente na graduação e, posteriormente, na pós-graduação stricto sensu.
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