Perspectivas de valorização dos profissionais da educação no plano nacional de educação (2014-2024)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644430578Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Profissionais da Educação, Educação públicaResumo
O presente texto tem como objetivo analisar a relação entre planejamento educacional, gestão sistêmica e valorização dos profissionais da educação no Brasil. Discute-se, inicialmente, o processo de reivindicação conjunta de sistemas e planos de educação no País. Em seguida, com respaldo metodológico na Análise de Conteúdo, desenvolvemos inferências sobre o disposto no PNE (2014-2024), com ênfase tanto para o exercício de interpretação do que é explicitamente anunciado por meio dessa Política Educacional, quanto para as projeções a respeito de seus prováveis rebatimentos, especialmente sobre a categoria docente. Conclui-se que, em face da necessidade de articulação entre os entes de poder federado para fins de viabilização das metas e estratégias do PNE, faz-se imprescindível a constituição do Sistema Nacional de Educação, que assumirá a incumbência de levar a efeito o Regime de Colaboração na gestão da política educacional entre os sistemas de educação instituídos nas três esferas administrativas, conforme o disposto na Constituição Federal de 1988, na LDB/1996 e no próprio PNE em vigor. Vislumbra-se, com tal providência, garantir que a atenção e respostas às demandas educacionais, aqui sendo destacadas àquelas referentes à valorização dos profissionais da educação, sejam incorporadas sistemicamente pela gestão Federal, Estadual e Municipal, evitando, assim, que o Poder Local, esfera economicamente mais frágil da federação, assuma isoladamente as incumbências que, em respeito aos princípios federativos, constitui responsabilidade a ser compartilhada.
Referências
ANDRADE, Edson F. Sistemas Municipais de Educação: impactos na gestão educacional no âmbito do Poder Local. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão da Educação no Município: sistema, Conselho e plano. São Paulo: Editora do Instituto Paulo Freire, 2009.
BRASIL. Constituição Federal de 1934. Coleção Constituições Brasileiras. Brasília: Senado Federal, 2001a.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro de 2001b.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília: Senado Federal, 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Portaria normativa nº 3, de 2 de março de 2011/MEC. Institui a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente para a educação básica. Diário Oficial da União. Brasília, 3 de março de 2011.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica - PARFOR. Brasília: Presidência da República, 2009.
BRASIL. Lei Federal nº 11.738/2008. Instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União. Brasília, 17 de Julho de 2008.
DIDONET, Vital. O Plano Nacional de Educação e os planos estaduais e municipais: uma conquista histórica. Gestão em Rede, Curitiba, n. 33, p. 14-19, nov./ dez. 2001.
DOURADO, Luiz Fernando (Org.). Plano Nacional de Educação: avaliação e perspectivas. Goiânia: Editora UFG; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2013: sinopse estatística. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MENDONÇA, Erasto F. Plano Nacional de Educação: desdobramentos na política nacional. In: TEIXEIRA, Lúcia H. G. (Org.). LDB e PNE: desdobra¬mentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: Umesp, 2002. p. 13-54.
SAVIANI, Demerval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 20, n°. 69, 1999.
VALENTE, Ivan; ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou carta de intenção? Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 80, p. 96-107, set. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________