A Educação Especial nos 25 anos da LDBEN/1996: avanços e retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465673

Palavras-chave:

LDBEN/1996, Educação Especial, Educação Inclusiva, Política Nacional de Educação Especial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o movimento de marcha e de contramarcha na Política, nas Diretrizes e nas Bases da Educação Especial no Brasil, na intenção de realçarmos conquistas históricas ainda vigentes e que merecerem ampla defesa, assim como os riscos iminentes de perdas de direitos presentes nesse início da terceira década do milênio. Apreciam-se, com respaldo metodológico na Análise de Conteúdo, as alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), à luz do contributo da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008). A análise tem prosseguimento com a abordagem dos efeitos decorrentes do advento da “Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida” (2020). Nas conclusões, constata-se evidente retrocesso no tocante às orientações de oferta da Educação Especial. Em face desse dado da realidade, assume-se a defesa do que já foi conquistado formalmente, destacando-se a instituição da perspectiva inclusiva como um princípio orientador das práticas que se desenvolvem nos ambientes educacionais, mas, sobretudo, como um postulado legal a ser cumprido. Afinal, ainda que as leis não bastem, nem delas nasçam os lírios, é preciso concebê-las de fato como instrumentos relevantes para a reflexão na política educacional, sobretudo para fazer valer os avanços alcançados na forma da lei, quando da utilização destes como ferramentas imprescindíveis à consolidação do direito a uma educação inclusiva.

Biografia do Autor

Edson Francisco Andrade, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Doutor em Educação. Pesquisador de Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, no período de março de 2020 a fevereiro de 2021. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação e Enfrentamento da Desigualdade Social, certificado pelo CNPq. Professor do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel González. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Revista Educação e Sociedade, v.31, n.113, p. 1381-1416, out./dez. 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23/12/1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília/DF: MEC/SECADI, 2008a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

BRASIL. Decreto nº 6.571/2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. Diário Oficial da União - Seção 1 - 18/9/2008, Página 26. 2008b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html

BRASIL. LEI Nº 12.796/2013. Dispõe sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 2013. Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/4/2013, Página 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12796-4-abril-2013-775628-publicacaooriginal-139375-pl.html

BRASIL. Decreto nº 10.502/2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm

BRASIL. Lei nº 13.632/2018. Dispõe sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. 2018. Diário Oficial da União - Seção 1 - 7/3/2018, Página 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13632-6-marco-2018-786231-publicacaooriginal-154957-pl.html

BRASIL. Lei nº 13.234/2015. Dispõe sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. 2015. Diário Oficial da União - Seção 1 - 30/12/2015, Página 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13234-29-dezembro-2015-782192-publicacaooriginal-149105-pl.html

CARNEIRO, Waldeck. Prefácio. In: NAJJAR, Jorge; VASCONCELOS, Maria Celi (Orgs.). A LDB e as Políticas Educacionais: perspectivas, possibilidades e desafios 20 anos depois. Curitiba: Appris, 2018, p.7-9.

CARVALHO, Erenice Natália Soares de. Educação especial e inclusiva no ordenamento jurídico brasileiro. Revista Educação Especial, v. 26, n. 46, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4662

FIGUEIREDO, Rita Vieira; ROCHA, Silvia Roberta da Mota; POULIN, Jean Robert. Contribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectual. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 809-825, 2019.

GATTIBONI, Bruna Dalcin. A Institucionalização do atendimento educacional especializado (AEE) em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. (Dissertação Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria – RS. 2017, 149p.

LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ressignificar o ensino e a aprendizagem a partir da Filosofia da Diferença. Polyphonia. Revista de Educación Inclusiva (Publicación científica del Centro de Estudios. Latinoamericanos de Educación Inclusiva de Chile), v. 2, p. 119-129, 2018.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. E. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Inclusão Social (ONLINE), v. 10, p. 37-46, 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4030

ORSO, Paulino José. A educação em tempos de golpe, ou como avançar andando para trás. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 50-71, abr. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Edson%20Andrade/Downloads/21735-76394-1-PB.pdf

POSSA, Joce Daiane Borilli; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Desafios docentes para a atuação no Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação Especial, v. 33, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36231/pdf

RAMOS, Denise Marina. Educação de surdos: estudo bibliométrico de teses e dissertações (2010-2014). (Tese de doutorado). 2017. Universidade Federal de São Carlos.

RODRIGUES, Marlene. Formação Docente para Inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação Especial em Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia. 2018. 341 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, SP, 2018.

SAVIANI, Dermeval. A lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2016.

TRENTIN, Valéria Becher. Política de educação especial e o atendimento educacional especializado no estado de Santa Catarina. Revista Educação Especial, v. 30, n. 58, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/21867

VIEIRA, Sofia Lerche. Desejos de reforma: legislação educacional no Brasil Império e República. Brasília, Líber Livro, 2008.

ZOIA, Elvenice Tatiana; PASQUALOTTO, Lucyelle Cristina; COSSETIN, Márcia. Educação infantil: em defesa de uma formação humanizadora em tempos de lutas e resistências. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

Downloads

Publicado

2023-02-18

Como Citar

Andrade, E. F. (2023). A Educação Especial nos 25 anos da LDBEN/1996: avanços e retrocessos. Educação, 48(1), e6/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644465673