A Educação Especial nos 25 anos da LDBEN/1996: avanços e retrocessos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644465673

Mots-clés :

LDBEN/1996, Educação Especial, Educação Inclusiva, Política Nacional de Educação Especial.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar o movimento de marcha e de contramarcha na Política, nas Diretrizes e nas Bases da Educação Especial no Brasil, na intenção de realçarmos conquistas históricas ainda vigentes e que merecerem ampla defesa, assim como os riscos iminentes de perdas de direitos presentes nesse início da terceira década do milênio. Apreciam-se, com respaldo metodológico na Análise de Conteúdo, as alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), à luz do contributo da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008). A análise tem prosseguimento com a abordagem dos efeitos decorrentes do advento da “Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida” (2020). Nas conclusões, constata-se evidente retrocesso no tocante às orientações de oferta da Educação Especial. Em face desse dado da realidade, assume-se a defesa do que já foi conquistado formalmente, destacando-se a instituição da perspectiva inclusiva como um princípio orientador das práticas que se desenvolvem nos ambientes educacionais, mas, sobretudo, como um postulado legal a ser cumprido. Afinal, ainda que as leis não bastem, nem delas nasçam os lírios, é preciso concebê-las de fato como instrumentos relevantes para a reflexão na política educacional, sobretudo para fazer valer os avanços alcançados na forma da lei, quando da utilização destes como ferramentas imprescindíveis à consolidação do direito a uma educação inclusiva.

Biographie de l'auteur-e

Edson Francisco Andrade, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Doutor em Educação. Pesquisador de Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, no período de março de 2020 a fevereiro de 2021. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação e Enfrentamento da Desigualdade Social, certificado pelo CNPq. Professor do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

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Publié-e

2023-02-18

Comment citer

Andrade, E. F. (2023). A Educação Especial nos 25 anos da LDBEN/1996: avanços e retrocessos. Educação, 48(1), e6/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644465673