Subjetivações surdas: Discursos sobre a (in)existência da Libras no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65929

Palavras-chave:

Comunicação, Libras, Sujeitos Surdos

Resumo

Esse artigo problematiza a educação de surdos e a aquisição da linguagem como um processo de constituição de sujeitos da vida relacional e como indutora das condições de: aprendizagens, desenvolvimento cognitivo e das interações. Como corpus de análise escolhemos um vídeo bilíngue sobre a surdez e a Libras, publicado em 2020, no Youtube e no Instagram para destacar os enfrentamentos de uma criança surda no processo de escolarização e o pedido de comunicação digna. Diante disso, por meio da análise discursiva, o objetivo deste artigo é elucidar quais são os discursos desse vídeo sobre a surdez. Que discursos dele emergem? Destacamos, a partir do movimento de análise: quem é o sujeito do discurso e as posições que este ocupa; o apelo que a menina refere sobre as crianças surdas nas escolas comuns junto as ouvintes, indicando o desejo pela prática de inclusão escolar de um modo distinto daquele que vem sendo vivenciado por ela no momento atual; as discussões sobre o problema central, o (não) acesso à comunicação, já que são necessárias intervenções diversas (comunicação com os pares, com os professores, tradução simultânea, apoio de intérprete, entre outros), que nem sempre tornam acessíveis os conteúdos escolares; e, a reivindicação de uma cultura de comunicação entre surdos e ouvintes em uma tentativa de modificar suas experiências escolares.

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Biografia do Autor

Franciele Fernandes da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Mestra pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil.

Daniela Medeiros, Instituto Federal Farroupilha, Panambi, RS

Professora doutora do Instituto Federal Farroupilha, Panambi, RS, Brasil.

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS

Professora doutora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Silva, F. F. da, Medeiros, D., & Schwengber, M. S. V. (2023). Subjetivações surdas: Discursos sobre a (in)existência da Libras no espaço escolar. Revista Educação Especial, 36(1), e1/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X65929

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