O papel da comunicação familiar no desenvolvimento socioemocional de adolescentes surdos.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X87567Palavras-chave:
Adolescência, Surdez, FamiliaResumo
Na psicologia, a literatura sobre a família e sua relação com desenvolvimento de adolescentes surdos é escassa e se torna incipiente quando considerado o aspecto emocional nessa fase. Este estudo tem como objetivo caracterizar a percepção de adolescentes surdos sobre o papel das interações familiares em seu desenvolvimento socioemocional. Foram entrevistados quatro adolescentes surdos entre 12 e 18 anos, com perda profunda ou severa e usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no período de março a abril de 2023. As entrevistas foram registradas em áudio, vídeo e posteriormente transcritas e analisadas. O conteúdo foi analisado a partir da análise de Bardin (2011). Identificou-se quatro categorias e cinco subcategorias: 1. Modos de comunicação e 2. Competências emocionais. Como subtópicos decorrentes das dimensões das competências emocionais, foram identificadas dimensões como: 2.1. Identificação das emoções; 2.2. Expressão emocional e 2.3 Regulação emocional. A língua media as interações que possibilitam o desenvolvimento de habilidades que repercutem ao longo de toda a vida. Os resultados indicaram que para pessoas surdas usuárias da Libras, a característica gesto visual da língua de sinais favorece a identificação precisa das emoções a partir do reconhecimento de expressões faciais e pistas contextuais. Evidenciou-se que, o aprendizado tardio da língua e o contato restrito com referenciais surdos, prejudica o desenvolvimento de um vocabulário adequado para a diferenciação e expressão satisfatória das emoções. Como consequência, a regulação emocional da pessoa surda pode ser prejudicada.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA (ABEP). Critério de classificação econômica Brasil. São Paulo, 2020. Disponível em: < https://www.abep.org/criterio-brasil > 07/03/08. Acesso em: 24 de mar. 2024.
ADRIANO, Nayara de Almeida. Sinais caseiros: Uma exploração de aspectos linguísticos. 2010 . Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina . Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_587e70330d8daf8187c82bdc3dea2aeb. Acesso em: 24 de mar. 2024.
APARÍCIO, Graça et al. Identificação de emoções e sentimentos: estudo exploratório com alunos do ensino básico. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33, mar. 2020 Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/identifying-emotions-and-feelings-exploratory-study-with-elementary-and-high-school-students/ Acesso em: 24 mar. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BLOSE, Zandile M.; JOSEPH, Lavanithum N. The reality of every day communication for a deaf child using sign language in a developing country. African health sciences, v. 17, n. 4, p. 1149-1159, 2017. Disponível em: <https://www.ajol.info/index.php/ahs/article/view/164384>. Acesso em: 24 mar. 2024.
BRASIL. Lei n.º 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília, DF, 2002. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 25 mar. 2024.
BRASSEUR, Sophie et al. The Profile of Emotional Competence (PEC): Development and Validation of a Self-Reported Measure that Fits Dimensions of Emotional Competence Theory. PLoS ONE, v. 8, n. 5, p. e62635, 6 maio 2013. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0062635 Acesso em: 24 mar. 2024.
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010.
BRICE, Patrick J; STRAUSS, Gillie. Deaf adolescents in a hearing world: a review of factors affecting psychosocial adaptation. Adolescent Health, Medicine and Therapeutics v. 21, n. 7, p. 67-76, Abril 2016. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27186150/ Acesso em: 24 mar. 2024.
BRONFENBRENNER, Urie. Ecology of the family as a context for human development: Research perspectives. Developmental Psychology, v.22, n. 6, p. 723-742, nov. 1986. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1987-06791-001 Acesso em: 24 mar. 2024.
CAMPACHE, Jaqueline Jerseli; LIMA, Maria Cecilia Marconi Pinheiro; FRANÇOZO, Maria de Fátima Campos. Adolescência e surdez: vivências e expectativas de mães ouvintes e de filhos surdos. Distúrbios da Comunicação, v. 31, n. 2, p. 297–307, Julho 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/38704 Acesso em: 24 mar. 2024.
CAPPELLINI, Michele Toso. Familiares ouvintes de sujeitos surdos: reflexões sobre suas interações comunicativas. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11617. Acesso em: 24 mar. 2024.
CARDOSO, Edinalva Cardoso et al. A interface prosódia/pragmática nas expressões faciais das emoções dos surdos. Orientadora: Francisca Maria Carvalho. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1063 Acesso em: 24 mar. 2024.
CORSANO, Paola; MAJORANO, Marinella; CHAMPRETAVY, Lorella. Psychological well-being in adolescence: The contribution of interpersonal relations and experience of being alone. Adolescence, v. 41, n.162, p. 341-353, 2006. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16981621/. Acesso em: 24 mar. 2024.
CRUVINEL, Miriam; BORUCHOVITCH, Evely. Regulação emocional: A construção de um instrumento e resultados iniciais. Psicologia em Estudo, v. 15, n. 3, p. 231-250, set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/Zh8xHRFWC56KWNNqbry5bvp/ Acesso em: 24 mar. 2024.
CURVELLO, Roberta Pereira; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes. Estratégias de regulação emocional de pais: uma revisão da literatura. Psicologia Clínica, v.32, n. 2, p. 231-250, Ago. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-56652020000200003 Acesso em: 24 mar. 2024.
DEVORE, Elise R.; GINSBURG, Kenneth.The protective effects of good parenting on adolescents. Current Opinion in Pediatrics, v. 17, n. 4, p. 460-465, Ago. 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16012256/ Acesso em: 24 mar. 2024.
DIAS, Maria Olívia. A comunicação como processo de interação e de integração no sistema familiar–os valores. Gestão e Desenvolvimento, v. 1, n. 23, p. 85-105, jan. 2015. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/273 Acesso em: 24 mar. 2024.
GENDRON, Maria et al. Perceptions of emotion from facial expressions are not culturally universal: evidence from a remote culture. Emotion, v. 14, n. 2, p. 251, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24708506/ Acesso em: 24 mar. 2024.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.) Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GROSS, James J. Emotion regulation: Affective, cognitive, and social consequences. Psychophysiology, v. 39, n. 3, p. 281-291, Maio, 2002. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12212647/ Acesso em: 24 mar. 2024.
GROSS, James J; JOHN, Oliver P. Individual differences in two emotion regulation processes: Implications for affect, relationships, and well-being. Journal of Personality and Social Psychology, v. 85, n. 2, p. 348-362, Ago. 2003. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12916575/>. Acesso em: 24 mar. 2024.
GUARINELLO, Ana Cristina. A influência da família no contexto dos filhos surdos. Jornal Brasileiro de fonoaudiologia, v. 3, p. 28-33, 2000.
HALBERSTADT, Amy G. Family expressiveness styles and nonverbal communication skills. Journal of Nonverbal Behavior, v. 8, n. 1, p. 14–26, 1983. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1985-11638-001 Acesso em: 24 mar. 2024.
HALBERSTADT, Amy G. Family socialization of emotional expression and nonverbal communication styles and skills. Journal of Personality and Social Psychology, v. 51, n. 4, p. 827–836, 1986. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1987-02880-001 Acesso em: 04 mar. 2024.
ISRAELASHVILI, Jacob et al. Knowing me, knowing you: emotion differentiation in oneself is associated with recognition of others’ emotions. Cognition and Emotion, v. 33, n. 7, p. 1461-1471, 8 fev. 2019. . Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30734635/ Acesso em: 24 marc. 2024.
LOBO, Marcia Cristina. Adolescente surdo e os conflitos da idade: o olhar da Psicologia. Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR, v. 2, n. 5, p. 132-143, 5 dez. 2016. . Disponível em: https://revistas.ufpr.br/nep/article/view/49565 Acesso em: 24 mar. 2024.
MEYER, Anne; ROSE, David H.; GORDON, David. Universal design for learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.
MIGUEL, Fabiano Koich. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-usf, v. 20, n. 1,p. 153–162, Abril, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/FKG4fvfsYGHwtn8C9QnDM4n/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 mar. 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n.3, p. 621-626, m ar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/. Acesso em: 25 abr. 2022.
MONTEIRO, Rosa; SILVA, Daniele Nunes Henrique; RATNER, Carl. Surdez e Diagnóstico: narrativas de surdos adultos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. spe, p. 1-7, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/JwGQVSPqRm7mWwNn359jvJz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2024.
MOURA, Maria Cecília de. A escola bilíngue para surdos: uma realidade possível. In: SÁ, Nídia Regina Limeira de (Org.) Surdos: qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011. p. 155-168
OLIVEIRA, Ana Marta Gomes. As emoções: regulação emocional em adolescentes em acolhimento institucional. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Católica Portuguesa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/22360 . Acesso em: 24 de mar. 2024.
OLIVEIRA, Luiza Maria Borges et al. Cartilha do Censo 2010: pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SPND , 2012. 17 p.
PALMEIRA, Lara; GOUVEIA, José Pinto; DINIS, Alexandra; LOURENÇO, Sara; VELOSO, Mário. O efeito mediador da regulação emocional na relação entre a expressividade emocional da família de origem e as rea ções maternas à expressão de emoções positivas das crianças. Psychologica, v. 52 . n. 2 , p. 423–447, un. 2010. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_18 Acesso em: 24 mar. 2024.
PETRUCCI, Giovanna Wanderley; BORSA, Juliane Callegaro; KOLLER, Sílvia Helena. A f amília e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Temas em Psicologia, v. 24, n. 2, p. 391-402, jun. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2016000200001. Acesso em: 24 mar. 2024.
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais Brasileira estudos linguísticos. São Paulo: Artmed, 2007. 221 p.
QUADROS, Ronice Müller; STUMPF, Marianne. Estudos Surdos IV. Petrópolis: Arara Azul, 2009. 168 p.
RIEFFE, Carolien; MEERUM TERGWOT, Mark . Anger communication in deaf children. Cognition and Emotion, v. 20, n. 8, p. 1261–1273, ez. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247497298_Anger_communication_in_deaf_children. Acesso em: 24 mar. 2024.
ROVERE, Natália Caroline; LIMA, Maria Cecília Marconi Pinheiro; SILVA, Ivani Rodrigues. A comunicação entre sujeitos surdos com diagnóstico precoce e com diagnóstico tardio e seus pares. Distúrbios a Comunicação, v. 30, n. 1, p. 90–102, abr. l 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/34397. Acesso em: 24 mar. 2024.
SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2015.
SCHWARTZ, Fernanda Tabasnik; LOPES, Graziela Pereira; VERONEZ, Lauren Frantz. A importância de nomear as emoções na infância: relato de experiência. Psicologia Escolar e Educacional, v.20, n. 3, p. 637-639, d ez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/fvfXxhQpLRgGjwNQW4dMkfb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2024.
SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães; DESSEN, Maria Auxiliadora. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 101-108, m ar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/fpKByLWpTT8BY4Yv9kRH6pB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2024.
SHAFFER, Anne; OBRADOVIC, Jelena. Unique contributions of emotion regulation and executive functions in predicting the quality of parent-child interaction. Journal of Family Psychology, v. 31, n. 2, p. 150-159, d ez. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27929314/. Acesso em: 24 mar. 2024.
SILVA, Eliana Marisa Araújo; FREIRE, Teresa. Regulação emocional em adolescentes e seus pais: Da psicopatologia ao funcionamento ótimo. Análise Psicológica, v. 32, n. 2, p. 187–198, j un. 2014. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/63943. Acesso em: 24 mar. 2024.
SOARES, Isabel. Relações de Vinculação ao longo do Desenvolvimento: Teoria e Avaliação. Braga: Psiquilibrios, 2009, p. 161-191. .
SOUSA, Francione . A importância da comunicação familiar. 2015. Disponível em: http://família.com.br/a-importancia-da-comunicaçao-fam. Acesso em: 24 mar. 2024.
STELLING, Esmeralda Peçanha. Pais ouvintes e filho surdo: dificuldades de comunicação e necessidade de orientação familiar. Revista Espaço. Rio de Janeiro, v. 0, n. 42, 2014. Disponível em: https://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/article/view/106/94. Acesso em: 24 mar . 2024 .
STEVENSON, Jim; PIMPERTON, Hannah; KREPPNER, Jana; WORSFOLD, Sarah; TERLEKTSI, Emmanouela; KENNEDY, Colin. Emotional and behaviour difficulties in teenagers with permanent childhood hearing loss. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 101, p. 186–195, o ut. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5636620/. Acesso em: 24 mar. 2024.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016.
THOMAZ, Manuela Maschendorf; MILBRATH, Viviane Marten; GABATZ, Ruth Irmgard Bärtschi; FREITAG, Vera Lúcia; VAZ, Jéssica Cardoso. Interação entre a família e a criança/adolescente com deficiência auditiva. CoDAS, v. 32, n. 6, p. 1- 6, dez . 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/zLsgYXC4ZJM7rXXqxSywSpy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2024.
TIWARI, Manjul; TIWARI, Maneesha. Voice How humans communicate? Journal of Natural Science, Biology and Medicine. v. 3, n.1, p. 3-11, jan. 2012. . Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22690044/#:~:text=Voices%20are%20important%20things%20for,into%20the%20fabric%20of%20speech. Acesso em: 24 marc. 2024.
TOFFOLO, Andreia Chagas Rocha; BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida; VILHENA, Douglas de Araújo; PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira De Educação, v. 22, n. 71, e227165, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/pQsrq4swznPfhm9djvsPXkc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2024.
TOMÉ, Gina; CAMACHO, Inês; MATOS, Margarida Gaspar de; DINIZ, José Alves. A influência da comunicação com a família e grupo de pares no bem-estar e nos comportamentos de risco nos adolescentes portugueses. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 4, p. 747-756, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/SZPwNJf8mjWmCKzyq9L6MJM/?lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2024.
VYGOTSKY, L. S. Tomo V. Fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 2012 (Obras Escogidas).
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
WIEFFERINK, Carin H.; RIEFFE, Carolien; KATELAAR, Lizet; REAEVE, Leo de; FRIJNS, Johan H. M. Emotion understanding in deaf children with a cochlear implant. Journal of deaf studies and deaf education, v. 18, n. 2, p. 175–186, o ut. 2013. Disponível em: https://academic.oup.com/jdsde/article/18/2/175/366962. Acesso em: 24 mar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


