Docência na escola de surdos: narrativas sobre a experiência com alunos surdos com implante coclear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X86849

Palavras-chave:

Narrativas docentes, Surdez pós-moderna, Surdos, Educação de Surdos, Implante Coclear

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como as experiências educacionais com alunos surdos usuários de implante coclear (IC) são narradas pelos docentes de escolas de surdos. Para tanto, assume-se o compromisso ético e político com as comunidades surdas produzindo as análises a partir da articulação entre o campo dos Estudos Culturais em Educação e os Estudos Surdos. A materialidade da pesquisa constitui-se de entrevistas narrativas, produzidas em língua de sinais, com docentes que atuam em escolas de surdos do estado do Rio Grande do Sul. A partir das recorrências narrativas, foram organizados dois eixos analíticos: 1) modos como os alunos surdos usuários de IC são categorizados e a produção da noção de surdez pós-moderna; 2) experiências educacionais com alunos surdos usuários de IC. Conclui-se que, na contemporaneidade, existem diversas formas de ser surdo, possíveis de serem descritas como surdez pós-moderna. As narrativas apontam que esses sujeitos são produzidos por experiências diversas e singulares. Essa diversidade é uma característica do nosso tempo, definida por relações fluidas e conexões digitais, o que impossibilita uma única resposta ou identificação sobre a representação dos alunos surdos usuários do IC. Tais questões colocam-se como um desafio para inclusão escolar desses sujeitos considerando os múltiplos modos de se constituírem, como surdos, na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Bianca Ribeiro Pontin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bianca Ribeiro Pontin

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/UFRGS), Porto Alegre/Rio Grande do Sul - Brasil. Ministrante das disciplinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de Educação de Surdos.

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 205 apto 1106 - Torre B, Bairro Partenon, Porto Alegre/Rio Grande do Sul - Brasil. CEP: 90650-002

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Pontin, B. R. (2025). Docência na escola de surdos: narrativas sobre a experiência com alunos surdos com implante coclear. Revista Educação Especial, 38(1), e69/01–16. https://doi.org/10.5902/1984686X86849