Docência na escola de surdos: narrativas sobre a experiência com alunos surdos com implante coclear
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X86849Parole chiave:
Narrativas docentes, Surdez pós-moderna, Surdos, Educação de Surdos, Implante CoclearAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar como as experiências educacionais com alunos surdos usuários de implante coclear (IC) são narradas pelos docentes de escolas de surdos. Para tanto, assume-se o compromisso ético e político com as comunidades surdas produzindo as análises a partir da articulação entre o campo dos Estudos Culturais em Educação e os Estudos Surdos. A materialidade da pesquisa constitui-se de entrevistas narrativas, produzidas em língua de sinais, com docentes que atuam em escolas de surdos do estado do Rio Grande do Sul. A partir das recorrências narrativas, foram organizados dois eixos analíticos: 1) modos como os alunos surdos usuários de IC são categorizados e a produção da noção de surdez pós-moderna; 2) experiências educacionais com alunos surdos usuários de IC. Conclui-se que, na contemporaneidade, existem diversas formas de ser surdo, possíveis de serem descritas como surdez pós-moderna. As narrativas apontam que esses sujeitos são produzidos por experiências diversas e singulares. Essa diversidade é uma característica do nosso tempo, definida por relações fluidas e conexões digitais, o que impossibilita uma única resposta ou identificação sobre a representação dos alunos surdos usuários do IC. Tais questões colocam-se como um desafio para inclusão escolar desses sujeitos considerando os múltiplos modos de se constituírem, como surdos, na contemporaneidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Sandra dos Santos. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, Dagmar E.; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 173-194.
BAUMAN, H-Dirksen L. (Ed.). Open your eyes: Deaf Studies talking. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 2008.
BRASIL. Lei nº 14.191 de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm#art1. Acesso em: 31 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 36–61, maio 2003.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue. Relatório de Pesquisa: Edital Universal 2014, CNPq. Porto Alegre, 2018. 51p. (Texto digitado).
LANE, Harlan. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. (Coleção Horizontes Pedagógicos)
NÓVOA, António. Carta a um jovem historiador da educação. Historia y Memoria de la Educación, 1 (2015): 23-58.
PONTIN, Bianca Ribeiro. Narrativas Docentes sobre Alunos Surdos com Implante Coclear em Escolas de Surdos. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
PONTIN, Bianca Ribeiro. Discursos e processos de normalização dos sujeitos surdos através de próteses auditivas nas políticas de governo da atualidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
PONTIN, Bianca Ribeiro. Discursos sobre a surdez, os surdos e o implante coclear: análise do manual de informações para os pais de crianças surdas candidatas ao implante. 2013. Monografia (Especialização) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


