O acesso do estudante surdo em Instituições Federais de Ensino Superior no município de Salvador: o caso da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X38499Palavras-chave:
Educação de surdos, Perspectiva bilíngue, Políticas linguísticas, Ensino superior.Resumo
Com base nos pressupostos da pedagogia bilíngue (LODI e LACERDA, 2010; LODI, 2013) e com base no estudos sobre políticas linguísticas (MÜLLER, 2016; BALDAUF JÚNIOR. 2014; BONACINA-PUGH, 2012), através de análise documental, pretende-se traçar um retrato das condições de acesso do estudante surdo às instituições públicas de ensino superior no município de Salvador, em especial na Universidade Federal da Bahia, a partir de suas experiências no ensino secundário, que repercutem o sucesso/insucesso das políticas educacionais/linguísticas para esta população, examinando a principal fonte de procedência do alunado surdo na UFBA - a AESOS. Os resultados apontam que o ingresso do estudante surdo, nos cursos de graduação da UFBA, tem-se dado através do sistema programado de reserva de vagas em projetos específicos voltados exclusivamente à promoção de sua formação superior: o Curso de Licenciatura em Letras Libras EAD, e o Curso de Pedagogia Bilíngue na modalidade online. No que diz respeito à Pós-Graduação, houve apenas três estudantes surdos antes da implantação, em 2017, do sistema de cotas para a Pós-graduação stricto sensu. Espera-se que nossos achados sobre a real situação de acesso da população surda ao nível superior nas instituições públicas locais, onde o ingresso através do processo classificatório ainda é dificultoso, excludente e replicador de desigualdades sociais e educacionais, venham a contribuir para o avanço das políticas públicas de acesso e permanência, da produção de conhecimento na área da pedagogia bilíngue, e na formação de recursos humanos que influenciem as práticas educacionais das escolas para a população surda.Downloads
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